quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ética e o bem que ela nos faz


"O RESULTADO MAIS VERDADEIRO E MAIS ELEVADO DE TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS É A FELICIDADE - POR ISSO ELA TAMBÉM É O OBJETIVO DA ÉTICA."
Eis que, começando a preparar meu curso da próxima sexta-feira, começo a mexer em meus "guardados" e encontro estas notas, usadas por mim quando falei sobre Ética para um grupo de alunos!
E a nota então estuda de que mais precisamos para sermos felizes: 
1. Bens materiais suficientes: reparem que aquele que tem demais, acaba sempre atormentado por dúvidas, por medos, por não saber se o que as pessoas querem é a amizade deles todos ou aquilo que eles possuem; e aqueles milhares que nada têm e também sofrem porque um mínimo de bens materiais é condição sine qua non para uma vida digna.
2. Prazer: porque os pequenos prazeres é que dão os tons à nossa vida.
3. Excelência: nada como cultivar o espírito, desenvolver potencialidades; 
4. Virtudes: nada como cultivar as virtudes que nos tornam seres humanos mais preparados para a vida: a amabilidade, a honestidade, a solidariedade, a coragem, a humildade, etc.
E a ficha então "caiu" e eu descobri porque é que ando tão insatisfeita e tão infeliz aqui no Brasil: falta a ética.
Fica mais fácil compreender também porque é que alguns relacionamentos se acabaram em minha vida: faltou ética!
E onde a ética inexiste, a grande beleza da vida se ausenta; a elegância jamais se instalará!
E se a ética foi-se é porque muitos de nós foi conivente com isto. Porque passamos a achar a imoralidade e a anormalidade coisas normais. E não o são!!
Que cada um de nós faça sua parte para que nosso país volte a ser um país mais bonito, mais rico em valores reais e em ética. E com mais condições de nos fazer cidadãos felizes!
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário