sábado, 22 de dezembro de 2018

A festa do Natal e você


Estamos a dois dias da véspera de Natal, momento em que famílias e amigos se reencontram para celebrar a data.
E muitos desavisados, ao invés de confraternizarem e celebrarem, tentam aproveitar do momento para criar confusão.
Particularmente neste ano, por conta da virada política que ocorreu em nosso país, precisamos nos lembrar de que todo cuidado é pouco para não desandarmos com a festa e nem com o espírito de harmonia que deve ser parte da celebração...

ROUPA SUJA SE LAVA PARTICULARMENTE
Nem pense em aparar arestas ou disparar cobranças contra familiares e amigos que você não vê faz tempo.
Se houver alguma diferença a ser acertada, combine um café ou um bate-papo com a pessoa de forma privada; quanto às cobranças, elas são absolutamente descabidas - por que é que você não se fez presente na vida daqueles que você teima em infernizar dizendo que o abandonaram?
COLABORE

Ainda dá tempo! Entre em contato com quem vai receber você neste Natal e se ofereça para ajudar: colabore com um prato, uma sobremesa; ou algumas garrafas de vinho, espumante ou refrigerante.
Ao longo da festa, não pense que você está sendo servida por um buffet: arregace as mangas e ajude a servir, a repor bebida para as crianças ou os mais velhos.
No fim da festa, ajude a desfazer a mesa; se for o caso, ajude a lavar a louça.
Enfim, ajude e colabore da melhor maneira que você puder: esse deve ser o espírito natalino e esse é um jeito de você ser sempre bem vinda e lembrada para outras comemorações...

MANERE...
...Manere na bebida: que coisa chata é fazer com que outros tenham que aturar um bêbado! Se porventura sentir que abusou, a receita para curar os sintomas de excesso de bebida é água, água e mais água. 
...Manere na comida: sim, eu sei que é Natal. Mas se quiser experimentar todos os doze pratos servidos, mantenha a linha e vá se servindo das coisas aos poucos, combinado? A Ceia de Natal não é sua Última Ceia...
...Manere: no tom de sua voz, não monopolize a conversa, não fale mal de pessoas ausentes, não discuta política, principalmente se entre seus familiares houver alguém do lado derrotado...

CONVITES NÃO SÃO ELÁSTICOS
Um convite que tenha sido feito a você, inclui você e mais ninguém. Se quiser incluir alguém neste convite, jamais o faça sem a autorização das pessoas que serão seus anfitriões na festa.
E, por fim, mas não menos importante: lembre-se da verdadeira razão de todos estarem ali reunidos. E faça sua parte, a fim de que o Aniversariante do dia se alegre.
Que a harmonia, a compreensão, a alegria e o respeito sejam os ingredientes presentes que tornarão a Ceia de Natal ainda mais gostosa!
Bom Natal a todos vocês.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário