terça-feira, 31 de agosto de 2021

Agradecimentos


Visto algumas confusões seguirem ocorrendo, vale uma sessão "lembrança" para fazermos bonito sempre...

OBRIGADA, MUITO OBRIGADA - é assim que o sexo feminino agradece por algo que recebeu de alguém.

OBRIGADO, MUITO OBRIGADO - esta é a  regra para o sexo masculino.

Quando minha enteada era pequena, viajou para a Bahia com a Ivete durante as férias dela. A cidade pequenina, um telefone só, na farmácia: e Ivete então me diz que quando ligasse para saber da Iris ou falar com ela, ao final eu deveria dizer ao dono da farmácia "AGRADECIDA" já que, segundo ela, dizer OBRIGADA por lá era sinônimo de obrigação, não de agradecimento.

Assim, podemos substituir o tradicional OBRIGADA/O por GRATA/O, AGRADECIDA/O.

Evite o tal GRATIDÃO, que, na verdade,  expressa a qualidade daquele que é grato. Apesar de estar na moda, e de não ser cem por cento errado, sugiro que usemos expressões mais convencionais que expressem nosso sentimento de gratidão.

E quando alguém nos agradece, as expressões corretas em resposta são:

NÃO POR ISTO (que abrevia a frase "não me agradeça por isto), FOI UM PRAZER, SEMPRE ÀS ORDENS

Ou então use a expressão QUEM LHE AGRADECE POR ISTO SOU EU

Por mais que ouçamos o famigerado "OBRIGADA/O EU", lembre-se que isso é horrível e que não quer dizer absolutamente nada, se formos levar a expressão ao pé da letra.

BRIGADA também não quer dizer nada, exceto se estivermos nos referindo às brigadas de incêndio, brigadas da Defesa Civil, etc.

Pronto! Dicas relembradas. Porque agradecer é sempre bom, mas quando feito do jeito certo, é bom e é bonito de se ouvir!

Grata pela atenção de cada um de vocês...!

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário