terça-feira, 9 de agosto de 2022

Mais feio que errar, é não se desculpar...


Sou uma usuária bem ativa das redes sociais em geral - no Twitter, costumava me informar até que eles me bloquearam: embora ey ache que uma hora qualquer se cansam e me liberam de novo.

E no Instagram é possível inteirar-se sobre moda, diversão, música, religião, sobre amenidades e até sobre política também.

Dia destes, com delicadeza postei, em mensagem privada, um comentário sobre a atitude do filho de uma conhecida. Que, rapidamente me respondeu de volta, taxando meu comentário como amargo e negativo.

Eu então, com delicadeza expliquei a ela o motivo de minha observação, cujo objetivo era, na verdade, chamar a atenção do garoto para detalhes de vital importância à profissão que ele escolheu.

E a mãe, prontamente me enviou uma mensagem de voz, desculpando-se pelo mal entendido e agradecendo meu comentário. 

Essa conhecida é figura importantíssima num outro país, parte de uma das famílias mais ricas de lá, uma grande patronesse das artes: achei o máximo que ela tenha decidido por uma mensagem pessoal de voz para se desculpar!

Engamos e mal entendidos acontecem vida afora, mas o importante mesmo é termos a humildade de reconhecê-los e de nos desculparmos pelo ocorrido.

Fico impressionada com a facilidade com a qual as pessoas apontam o dedo umas para as outras. 

E me entristece enormemente atestar a dificuldade que as pessoas têm em se desculparem por algo equivocado que elas tenham feito, dito ou pensado.

Que exercitemos mais a atitude de pedir perdão. E que exercitemos também o perdão com mais frequência.

Afinal, errar é humano; e saber perdoar, dizem, é divino - além de ser de uma elegância postural digna de aplausos.

Fica mais uma dica...

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário