sábado, 11 de maio de 2019

O veneno do rancor


"SOME HAVE POWER AND WEALTH, BUT HOW MANY PEOPLE DO YOU KNOW THAT ARE MATERIALLY BLESSED BUT BANKRUPT INSIDE BECAUSE THEY REFUSE TO FORGIVE?" (Pastor Matheuw Hagee)
(Tradução: Alguns têm poder e riqueza, mas quantas pessoas você conhece que são materialmente abençoadas, mas estão corroídas por dentro porque se recusam a perdoar?)
Nutrir rancor, ódio, não perdoar é como querer fazer mal a algum desafeto ingerindo você o veneno.
E muitos são os pobres que conheço absolutamente despidos de sensibilidade e de bons sentimentos que, nesta vida só possuem muito dinheiro...
Como já disse aqui algumas vezes, fui abençoada com a capacidade de "absorver os golpes" e, depois da surpresa, invariavelmente não nutro raiva e nem rancor - perdôo imaginando que, nesta vida, as pessoas só nos dão o que trazem dentro de si para dar.
Mas, como perdoar e esquecer são dois verbos diferentes, eu perdôo, mas dificilmente esqueço. 
E convenientemente me afasto a fim de não dar chances daquela pessoa vir a me fazer mal novamente.
Diz o ditado árabe que "se me fizeres mal uma vez a culpa é sua; mas se me fizeres mal uma segunda vez, a culpa é minha."
Bem assim mesmo é que é. 
Perdoe, mas mantenha léguas de distância de quem lhe fez o mal. Porque quem faz uma, é capaz de fazer uma segunda vez se tiver chance...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário