quarta-feira, 29 de maio de 2019

Nós, os excessos e os maus odores


Ontem falei aqui sobre os cuidados com nossa imagem que todos deveríamos ter ao sairmos de casa.
Mencionei muito rapidamente sobre os problemas que a falta de higiene costuma causar, mas penso que vale um post e uma reflexão sobre isto...

OS PERFUMES
Perfume é uma palavra que deriva do latim PER FUMUM, cujo significado é " através da fumaça" e isto vem do costume dos antigos romanos em rituais de sacrifício, etc. Voltando ao nosso tempo, penso que quem usa seu perfume de maneira correta, deixa atrás de si um "rastro" suave e volátil como a fumaça. Ou assim deveria ser.
Em transportes coletivos, em refeições no geral, em ocasiões em que a proximidade com outras pessoas é inevitável, em ambientes corporativos "open space", todo o cuidado é pouco na escolha de seu perfume.
Abaixo seguem definições das diferentes variações de perfumes que estão à nossa disposição.
Coloquei as definições numa ordem que poderia nos orientar nas escolhas:
PARA SEU COTIDIANO PROFISSIONAL, PARA VIAGENS LONGAS: escolha as fragrâncias com menor concentração de óleo de perfume, porque elas geralmente são mais suaves e vão se enfraquecendo ao longo do dia.
Cá entre nós, nada mais desagradável do que a mistura do perfume da pessoa com os odores corporais que o suor costuma causar ao final de um dia...
PARA A NOITE, você pode usar fragrâncias com uma concentração de óleo de perfume um pouco maior. Mas penso que, no nosso clima, o máximo que podemos usar é mesmo um bom Eau de Parfum.
Extratos ou o óleo de perfume em sua concentração máxima são um perigo para nosso clima tropical.
Eau Fraiche – É a versão mais diluída de fragrância, geralmente com 1% a 3% de óleo de perfume em álcool e água. Geralmente dura menos de uma hora.
Eau de Cologne (Colônia) – É o termo mais antigo para perfume. Leve, fresco e frutado, geralmente composto de 2% a 4% de óleos de perfume em álcool e água. Tende a ser usado em fragrâncias voltadas a pessoas mais jovens. Normalmente, tem a duração de cerca de 2 horas.
Eau de Toilette (Água de banho) – Spray com composição de 5% a 15% de pura essência de perfume dissolvida em álcool. Normalmente, tem a duração de cerca de 3 horas.
Eau de Parfum (Perfume) – Historicamente unissex, esse termo é usado para descrever fragrâncias que contêm 15% a 20% de essência pura de perfume e tem a duração de cerca de 5 a 8 horas.
Perfume – É a mais concentrada e cara de todas as opções de fragrâncias. Ligeiramente mais oleosa, é composta de 20% a 30% de essência pura de perfume. Uma única aplicação pode durar até 24 horas.

ODORES CORPORAIS
AXILAS
Há muitos anos, aguardando nos bastidores de um programa de TV o meu momento de entrevista, ouvi de um dermatologista que o melhor desodorante do mercado se chama LEITE DE MAGNÉSIA DE PHILLIPS, sim, ele mesmo: aquele que usualmente é indicado para problemas estomacais. Segundo o médico, uma das substâncias do medicamente impede que as bactérias do suor se desenvolvam quando em contato com o ar.
Nunca mais usei outro desodorante, nunca mais minhas roupas pretas ficaram manchadas, nunca mais minhas roupas brancas tiveram aquelas manchas amarelas que os desodorantes anti-transpirantes costumam deixar na região das axilas.
E nunca mais tive qualquer princípio de odor de suor.
PÉS:
Trocar as meias todos os dias é imperioso. E evitar calçar o mesmo par de sapatos também: o correto seria deixar o calçado "respirar" por, pelo menos 24 horas.
Para os tênis, os dock-sides e os mocassins que você calça sem usar meias esta regra é absolutamente obrigatória, caso contrário, num curto espaço de tempo o calçado vai lhe causar mau odor nos pés e nas meias que você vier a calçar com eles. 
Se as coisas estiverem difíceis para você e o que está disponível é somente o calçado que você calça todos os dias, uma dica - chegando em casa, coloque seu calçado numa janela ou em qualquer local que o permita tomar o ar da noite enquanto você não o estiver usando: isto evita o tenebroso chulé.
HÁLITO:
Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental para que a higienização seja completa e uma vez ao dia escovar sua língua também evitará que você tenha o hálito ruim.
Caso você ainda insista no vício e seja fumante, atenção redobrada: spray refrescante bucal, balas de menta tipo Tic-Tac e várias escovações ao dia evitarão que seu hálito lembre aos outros o odor de um cinzeiro sujo.
CABELOS:
Olho vivo neles também. Você não necessariamente precisa lavá-los todos os dias, mas deve estar atento à isto: cabelos presos femininos  (agora masculinos também) nunca foram sinônimo de cabelos sujos. 
Mantenha-os limpos, a fim de que sejam mais saudáveis, caiam menos, brilhem mais e cresçam mais rapidamente também.
Junte estas observações às dicas dadas ontem. Porque todos estes pequenos cuidados fazem parte do cotidiano de todo aquele que se preocupe com sua imagem e que quer ser bem vindo e bem visto pelas pessoas que com ele convivem.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário