sábado, 5 de outubro de 2019

Pssssiu, fale baixo!


Há muitos anos fez sucesso uma música, cujo título era "Silence is Golden" (Silêncio é Ouro).
E apesar da música ter sido composta há umas boas décadas, a máxima continua valendo.
Hoje se paga mais para morar em frente a um parque ou a uma área verde; as coberturas e os andares mais altos sempre custam mais caro também. Pois é, todas as moradias aqui descritas tem como atrativo serem locais mais silenciosos.
Nas grandes cidades somos bombardeados por barulho de trânsito, de sirenes, de gente sem noção que adora um escapamento de automóvel ou de motocicleta barulhentos. Tem também os sem educação que amam desrespeitar o direito dos outros e ouvem músicas (geralmente de mau gosto) sempre alguns decibéis acima do suportável pelo ouvido humano.
Dito isto, vale cuidarmos de nosso tom de voz também, a fim de não colaborarmos com esse mundo ruidoso que estressa a todos que vivem nele.

NO TRABALHO - fale baixo.
Se precisar dar um recado a algum colega próxima de sua bancada, vá até ele, não grite. Se estiver falando ao telefone, fale baixo.
Saiba trabalhar no moderno sistema open-space: as empresas estão demolindo as paredes e, é em espaços assim que descobrimos quem é quem.

NO TRANSPORTE COLETIVO - fale baixo.
Suas conquistas profissionais, sua vida amorosa, suas mazelas familiares e seus problemas só interessam a você; e àqueles que lhe são próximos. Os demais passageiros não estão interessados em sua vida, certo?

EM ELEVADORES - a regra mais correta é não falar, mas se estiver papeando no elevador e este elevador não estiver muito cheio de gente, fale baixo!

CABELEIREIROS - não queira competir com o ruído dos secadores: fale baixo! Se o salão estiver com muito movimento, esqueça aquela conversa que pede reflexão.
E lembre-se que salões de cabeleireiros ou espaços de estética são sinônimos de relaxamento e de um agrado á nós mesmas. Risadas exageradas, fofocas, música em volume alto são antônimos de descontração e de descanso.

NUMA FESTA - fale baixo.

NUM RESTAURANTE - fale baixo.

NUMA SALA DE ESPERA QUALQUER - fale baixo.

As pessoas confundem extroversão com falta de postura, confundem alegria com exagero.
Chique mesmo é conhecermos a nós mesmos, melhorarmos o que precisa ser melhorado.
Chique é ser discreto e chamar a atenção dos outros pelo conteúdo de sua conversa, por suas sacadas genuinamente divertidas, por suas palavras de incentivo aos outros, por seus comentários elogiosos.
"Carroça vazia sempre faz muito barulho"...
Quem fala muito alto, via de regra, é gente sem noção de si mesmo, é gente insegura que precisa vender ao mundo uma imagem de extroversão e descontração que, na maior parte das vezes, não condiz com a realidade.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário