terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A indiscrição


Ao contrário do que muitos pensam, indiscrição está muito menos ligada ao hábito (deselegante, diga-se de passagem) de tudo querer saber e de perguntas obsessivas sob a vida do outro. A indiscrição está ligada àqueles que, sem nenhuma cerimônia, saem espalhando coisas íntimas e momentos delicados da vida de terceiros aos quatro cantos.
Se alguém tem o hábito de comentar com vocês dificuldades e situações embaraçosas de terceiros, feche sua boa com um zíper e jamais, em tempo algum confidencie o que quer que seja à esta pessoa.
O indiscreto não é confiável e não tem o mínimo escrúpulo em espalhar aos quatro ventos o que ocorre em SUA vida. Mas, repare que gente assim também tem o hábito de sonegar as informações mais delicadas sobre o que se passa em sua vida.
Talvez porque também costumem "julgar os outros por suas réguas", achando que todas as pessoas têm o habito deselegante e desleal de sair espalhando por aí as desventuras e dificuldades pelas quais elas, as pessoas mal educadas e indiscretas, eventualmente estejam passando.
Seja sempre seletivo na escolha das pessoas com as quais você vai abrir seu coração e dividir suas mazelas: uns poucos se solidarizam e querem ajudar.
A maioria infelizmente está é atrás de assunto que coloquem você como motivo de relatos e comentários: coisa típica de gente faladeira, sem noção. E absolutamente desprovida de elegância.
Célia Leão

Um comentário: