sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Como tratar as pessoas


Dia desses acabei postando algo no Facebook e uma de minhas muitas amigas virtuais me chamou de querida. Não me incomodei porque sei que sou genuinamente querida por ela e ela sabe que a recíproca é verdadeira.
Mas isto nos fez lembrar quão deselegantes e equivocadas andam as formas de tratamento por aqui - reflitamos sobre isto.
SENHOR/SENHORA - estas são formas de tratamento mais formais e respeitosas e, longe do que a turba de ignorantes insiste, não quer dizer velhice ou nada similar.
Seus clientes e todas as demais pessoas com quem você interage profissionalmente pela primeira vez devem ser tratados por senhor e/ou senhora - espere que as pessoas lhe deem licença para que a informalidade no tratamento se instale.
Quando estiver interagindo ou atendendo pela primeira vez a um cliente ou parceiro profissional que seja bem jovem, um jeito elegante de usar um tratamento mais informal é perguntando "Posso te tratar por você, não é mesmo?"
VOCÊ - é uma forma de tratamento que deve ser reservada a todas as pessoas com quem interagimos sem formalidade, inclusive aqueles bem mais velhos que nós que pedem que os tratemos sem formalidade.
AMADA, QUERIDA, AMORE - só use expressões como esta se a pessoa a quem você se dirige for, de fato, alguém amado ou querido por você.
Já repararam como em salões de beleza somos todas "amadas" ou "queridas"?
Que os profissionais dessa área parem imediatamente com esse hábito falsinho e deselegante: porque se de fato fôssemos amados e queridos por eles todos, seríamos parte de suas famílias. E quem é da família sempre ganha desconto ou tratamento sem custo algum...
FOFA, LINDA(O), FLOR & expressões similares - sugiro que estas formas de tratamento sejam devidamente aposentadas por quem as usa. É tempo de enterrarmos a cafonice para conseguirmos fazer de 2020 um ano mais elegante...
Dica dada. Pense nisto.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário