quinta-feira, 12 de março de 2020

Nós e o Covid-19, também conhecido como Coronavírus



Meu querido Leandro sugeriu, semana passada, que eu fizesse um vídeo falando um pouco sobre o Coronavírus.
Enquanto o vídeo não vem, achei por bem postar aqui alguns lembretes que precisam ser rigidamente obedecidos em tempos de pandemia como o que vive o mundo nos dias de hoje.

HIGIENE É O NOME DA PREVENÇÃO MAIOR; ASSIM:
1. evite tocar olhos e boca, repense hábitos como colocar a mão na boca, roer sua unha, remover uma pele com os dentes, etc.
2. lave suas mãos antes de manusear qualquer alimento, quando entrar em casa vindo de ambiente externo, todas as vezes em que tiver acariciado ou brincado com seu bicho de estimação.
3. se puder, faça uso de sabonetes líquidos e, preferencialmente, daqueles que são anti-bactericidas; o Covid-19 é um vírus, mas não custa prevenir fazendo nossa higiene com algo mais forte.

RESSUSCITE SEUS LENÇOS DE TECIDO:
Não, não estou dizendo que você deva fazer uso deles para assoar seu nariz, mas tenha um lenço sempre à mão: vai tossir? faça isto no lenço; vai espirrar? faça isto no lenço.
Porque, cá entre nos, é muito mais fácil lavarmos alguns lenços de tecido por dia à termos que lavar todas as blusas, casacos e camisas que entraram em contato com suas micropartículas de saliva expelidas no espirro e na tosse.
E é exatamente o que aparar tosse e espirro com a parte interna de nossos cotovelos dobrados vai causar...
Lenços descartáveis também podem ser usados: vão custar um pouquinho a mais, mas está valendo! O importante é não deixarmos de usá-los.

REPENSE SUA FORMA DE CUMPRIMENTAR PESSOAS:
Deixe os beijos e os abraços efusivos para outra ocasião. Neste momento, demonstre que você ama seus familiares, seus amigos e seu parceiro inclusive, cumprimentando as pessoas de forma mais distante e menos "corporal".

PARA PAPAIS E MAMÃES:
Sugiro que, ainda que temporariamente, suspendam o hábito de beijar seus pequenos nos lábios. E aproveitem o momento para reforçar na meninada hábitos de higiene preventivos.

PARA PAPAIS E MAMÃES DE BEBÊS RECÉM-NASCIDOS:
Sejam rígidos e não permitam que as visitas toquem no bebê.
A criança acabou de nascer, suas defesas imunológicas não estão ainda formadas. E os titios, os avós e os amigos que genuinamente amarem esta criança irão compreender perfeitamente o seu cuidado e as restrições impostas na interação com seu bebê.

IDOSOS:
Assim como as crianças pequenas, as pessoas que são imuno-deficientes, a atenção com os idosos deve ser redobrada.
Faça com que os idosos de sua família permaneçam mais em casa, não tenham contato com muitas pessoas de fora.
E, além disto, boa hidratação e boa alimentação: sucos que contenham vitamina C e tudo o que reforce a imunidade dos mais velhos.

CUMPRIMENTOS:
Seja mais formal, cumprimente as pessoas de longe. E sem tocá-las: que os cinestésicos se controlem até que esta crise mundial seja sanada!
Converse com as pessoas mantendo uma distância que, a meu ver, além de saudável, é educada - tenho horror à quem conversa "em cima" de mim.

TENHA CONSIDERAÇÃO!
Está resfriado? Sua alergia está mais ativa que o normal? Isole-se um pouco e evite disseminar o medo e o pânico nas pessoas.

Que façamos a nossa parte para que este problema nos atinja de maneira mínima. E que oremos para que as pessoas não sofram nos países mais atingidos pelo vírus.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário