segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Conviva com sua gripe ou suas alergias de um jeito elegante


No sábado passado fui ao Shopping Higienópolis, atrás de uma lembrança para uma amiga.
Entrei numa loja que vende acessórios e foi só desapontamento: primeiro porque testemunhei uma forma de liquidar os artigos única e deselegante, onde não existe certificado de garantia, não existe a possibilidade de troca e nem embalagem para presentes. 
É claro que isto me desencorajou, desisti de comprar qualquer coisa ali e já coloquei a tal loja na minha "listinha dos jurados de morte". 
E, para coroar, a pessoa que me atendeu fungava e chupava o nariz o tempo todo - eca, eca, eca, mil vezes eca! 
Foi por pouco que eu não ofereci à moça um lenço de papel, viu?
Para evitar estes dissabores na vida dos que conosco convivem, seguem algumas observações que não nos custa nada recordar:
ESTÁ GRIPADO?
Não saia de casa sem um "estoque" de lenços de papel. E, quando sentir que suas vias nasais estão começando a se congestionar, voe para um banheiro. E assoe-se lá dentro.
Que falta de sensibilidade têm as pessoas que acham que podem assoar seus narizes em locais públicos, em restaurantes, diante das demais pessoas.
Não fungue, não aspire seu próprio muco: além de prejudicial, é das coisas mais pouco higiênicas e horrorosas que se possa presenciar.
ESTÁ COM TOSSE? ESPIRROU?
Apare sempre sua crise de tosse ou seu espirro com a mão em frente à sua boca e, a depender do tamanho da crise, faça isto com um lenço na mão. 
Seja discreto: espirrar nunca foi sinônimo de explodir publicamente - eduque-se e espirre de forma contida. Se alguém espirrar próximo a você, não diga "saúde". Isto é coisa que era usual antigamente e o mais adequado é fazer de conta que nem percebemos que a pessoa espirrou - estes incidentes de comportamento devem ser amenizados por quem os presencia... 
E não esqueça - jamais! - de se desculpar com as pessoas que estiverem ao seu redor. 
Que o pedido de desculpas seja feito num tom de voz baixo e discreto.
E, por último, mas não menos importante: dispense beijos e qualquer outro contato físico quando você estiver resfriado ou gripado - isto é respeito com aqueles que convivem com você.
Pois é, são estes os pequenos cuidados que fazem com que, mesmo gripados ou em crise alérgica, sigamos sendo olhados como pessoas educadas. E adequadas!
#ficaadica
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário