domingo, 22 de julho de 2018

A impontualidade


Por mais que eu viva e que tenha nascido aqui, não me acostumo e sigo inconformada com a indelicadeza e o pouco caso com que uma grande maioria de brasileiros tem com a pontualidade.
As desculpas são as mais esfarrapadas do mundo e, se bem repararem, os que pecam pelo atraso são sempre os mesmos entre nossa rede de amigos e de relacionamentos. 
É atitude de quem só sabe olhar para seu próprio umbigo, gente que acha que sua vida e suas coisas têm mais prioridade que o tempo daqueles que esperam por eles.
Atrasos são das coisas que mais me aborrecem e me irritam nesta vida e, quando a coisa persiste, costumo "mudar a pessoa de prateleirinha" em minha vida, colocando-a mais distante de mim.
Abaixo algumas dicas simples e precisas a serem observadas:

REUNIÕES:
A dica aqui é para quem presidirá a reunião: comece a reunião em sua empresa no horário combinado, respeitando as pessoas já presentes ali e VETE TERMINANTEMENTE a palavra a todos aqueles que chegaram atrasados. Se for o caso, só poderão se manifestar nos momentos finais da reunião. Vai ver como em dois tempos os mal educados atrasados de sua empresa irão tomar jeito.

MÉDICOS, DENTISTAS & DEMAIS PROFISSÕES SIMILARES:
Eu costumo perdoar somente aqueles que têm a emergência como parte de seu cotidiano: um obstetra, um neuro-cirurgião, etc. - a estes eu dou um desconto pelos atrasos. De resto? Não espero mesmo: me levanto e vou embora da sala de espera; e, naturalmente não pago pela consulta agendada. 
Está mais que na hora destes profissionais compreenderem que o respeito é avenida de mão dupla: os pacientes respeitam o combinado e chegam ao consultório com antecedência. E o mínimo que vocês poderiam fazer seria que este cuidado fosse recíproco.

REFEIÇÕES EM CASA DE AMIGOS:
Por favor, saibam ser gentis e agradecer pelo convite recebido, entre outras coisas, por sua pontualidade.
Se seu anfitrião marcou a refeição para aquele horário é porque motivos ele deve ter, não é mesmo? 
Seja gentil, seja civilizado, respeite o que quem lhe convida decidiu. E chegue no horário combinado. E se porventura o horário não lhe for conveniente ou você não concordar com ele, agradeça o convite e não o aceite.
Porque o que você não tem direito mesmo, de forma alguma, é gerenciar o tempo dos outros e a maneira que terceiros têm de receber em suas casas. 
E, salvo situações de eventos inusitados e que fogem ao seu controle, usar o trânsito como desculpa não cola mais: isso é coisa de gente incompetente que ainda não se acostumou à cidade onde vive. 
Quem mora nas grandes cidades deve estar sempre atento às notícias que falam sobre o trânsito. 
Se o jantar está marcado para as 20:00 hs, você tem entre 10 e 15 minutos de tolerância após este horário; a partir desta pequenina tolerância, saiba-se um sem educação indelicado mesmo.

NOIVAS:
O combinado não é caro. Se marcou em seu convite de casamento um horário para seu casamento,seja uma noiva chique e moderna. E chegue no horário, viu?
Eu cá comigo fico absolutamente pasma com estas cerimonialistas que são pagas para fazerem da cerimônia de casamento um belo evento e não são capazes de orientar as noivas sobre a elegância que reside na pontualidade.
Ah! Tão feio como os atrasos são as mentiras: que as noivas façam constar em seus convites o HORÁRIO REAL de início da cerimônia: acho de uma cafonice paquidérmica esse negócio de colocar no convite um horário que não é o real.
Para mim, se disse que vai casar às 19:45 h, é nesse horário que a cerimônia deve ter início...
Quem disse que você pode gerenciar a vida de terceiros? Quem disse que você é mais importante que os demais e que as pessoas devem esperar por você?
Por causa de alguns mal educados nós, brasileiros somos vistos como impontuais e indelicados em muitos países do exterior.
Seja uma pessoa mais elegante, seja um cidadão do mundo e cuide destes pequenos detalhes que, além de fazerem enorme diferença em seus relacionamentos, farão de você uma pessoa mais bem vinda em qualquer quadrante de nosso planetinha...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário