quarta-feira, 18 de julho de 2018

O ignorante



"TODO IGNORANTE SERÁ POR DETERMINAÇÃO NATURAL UM SOBERBO, UM EGOCÊNTRICO INCAPAZ DE PERCEBER QUE AVALIA TUDO PELA SUA PRÓPRIA INCAPACIDADE. A MALDADE NASCE DA BURRICE EM ACHAR QUE SUA EMPÁFIA É AUTO-SUFICIENTE, É DESSA ENGENHARIA SOCIAL QUE NASCEM ALGUNS TIPOS PÚBLICOS QUE SE ACHAM OS TAIS, MAS NÃO SÃO NADA..." (Eduardo Hennemann, no Twitter)
Lia isto ainda agora na página de um novo seguidor de meu Twitter. Ele nominava uma pessoa como exemplo mas, dentro do meu espírito da semana, o de evitar nominar quem não aprecio e evitar falar mal de quem quer que seja, decidi alterar o que ele postou.
Mas o que diz Eduardo é uma grande verdade, porque só têm certeza de suas certezas aqueles que, no fundo no fundo carecem de raciocínio e de inteligência.
Eu confesso que me divirto quando leio alguns posts e algumas afirmações cheias de certezas, ricas em julgamento e absolutamente desprovidas de fundamento.
E quanto mais vivo mais creio que uma das atitudes que nos ajuda a crescer e a melhorar todos os dias é a dúvida e o questionamento sobre as coisas que elegemos verdadeiras e nais quais cremos.
Não a toa, aquela frase que nos indica o caminho diuturno para a sabedoria diz que "o sábio é sábio porque sabe que nada sabe; e o tolo é tolo porque acha que tudo sabe".
Boa quarta-feira para todos nós.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário