quarta-feira, 25 de julho de 2018

Humildade


"HUMILDADE É SINÔNIMO DE SABEDORIA, QUE É SINÔNIMO DE CONHECIMENTO, QUE É SINÔNIMO DE GENEROSIDADE, QUE É SINÔNIMO DE MATURIDADE QUE, POR SUA VEZ É SINÔNIMO DE HUMILDADE." (Ivan Teorilang)
Porque sábios são os que já descobriram que, por mais diferentes que sejamos uns dos outros e por mais que estejamos em evidência ou ocupando uma posição privilegiada, ninguém é melhor que ninguém.
E fama, riqueza, poder e posição de evidência na mídia são coisas tão efêmeras e passageiras como a vida...
E, é claro que pessoas sábias são aquelas que, ao invés de correrem atrás de notoriedade e aplausos, investem em conhecimento; mas não o conhecimento dos narcisistas que adoram "decorar" dados e fatos alusivos à cultura, à História, com a finalidade de exibição pública futura.
Conhecimento é coisa que se tem, é algo que faz mais ricos os que o detém, os torna pessoas de conversa mais cheia de vida, de conteúdo e de brilho. Mas os reais detentores de conhecimento jamais o exibem como atributo que os torne mais elegíveis ou melhores que ninguém. Exibição é coisa de quem tem conhecimento raso como um espelho d'água e que é igualmente superficial e raso como as informações que teima em exibir.
Não é de hoje que venho dizendo que, para mim, dentre todos os pecados capitais, a avareza é um dos mais letais.
Para os desavisados volto a lembrar que jamais vi, na era moderna, uma urna funerária que dispusesse de gavetas.
Assim, seja solidário, seja generoso - estenda a mão a quem precisa de ajuda, envolva-se em atividades voluntárias que lhe permitam partilhar sua experiência de vida, sua expertise com os mais jovens que disto carecem; partilhe bons valores porque as pessoas precisam disto e o mundo está cada vez mais carente também.
Ser maduro é saber perceber quão efêmera é a vida, é viver 
todos os dias da vida como se eles fossem presentes - e assim o são.
Ser maduro é não permitir que as dificuldades sejam canais de amargura e de desencanto, mas olhar para todas elas como chances que a vida está nos dando para nos tornarmos mais fortes, mais resilientes, mais focados nas coisas que de fato têm peso, importância e que nos tornam seres humanos mais conscientes de nossas limitações.
E de quão importante é a diária disposição ao aprendizado, quão vital é saber ouvir os outros, quão elegante é saber silenciar na hora em que nossa agressividade teima em nos querer fazer falar.
Porque todo aquele que precisa diminuir os outros, só o faz porque, em seu inconsciente sabe que sua estatura é diminuta: ou este indivíduo muda e começa a crescer como ser humano; ou vai seguir com escolhas ruins e atitudes equivocadas até o fim dos seus dias.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário