sábado, 1 de setembro de 2018

A casa nova!


Casa nova é sinônimo de recomeço, de novo astral e nova energia.
E também é sinônimo de mais visitas e de amigos que vêm até nós brindar a nova conquista. Assim, algumas dicas:
MOSTRO A CASA TODA PARA QUEM?
Para seus amigos mais íntimos e familiares com quem você também tem estreita relação de amizade.
Não à toa, quase que todas as casas têm a ÁREA SOCIAL e a ÁREA ÍNTIMA.
A área social é liberada e aberta a todos os que vem até sua casa para uma visita, seja ela rápida ou mais demorada. 
A área íntima de sua casa, como o próprio nome diz, está reservado aos que lhe são íntimos.
Nada de ir mostrando sua casa toda para pessoas com as quais você não tem intimidade. Eu, pessoalmente, não gosto de invadir o espaço de pessoas com as quais não tenho proximidade absoluta, por mais que me convidem. 
E, da mesma forma, aqui em casa área social e área íntima são absolutamente separadas.
Na intimidade de minha casa me dou o direito de deixar pares de sapatos tomando ar, de deixar roupas esperando para serem guardadas, etc.
Na área reservada às visitas tudo é mais em ordem, mais bonito e pronto para que todos se sintam confortáveis, acolhidos e bem-vindos ao meu espaço.
PRESERVE SUA INTIMIDADE... e não leve qualquer pessoa para aqueles locais especiais para você.
Nosso quarto é nosso templo de descanso, relaxamento e recolhimento: escolha a dedo quem você permita que invada esse espaço...
Antigamente, o hábito era que se mostrasse a casa inteira aos que viessem visitar os donos dela: nunca entendi este hábito e jamais enxerguei nem necessidade e nem praticidade na coisa.
Hoje, a divisão arquitetônica das residências é outra e, por mais que as paredes entre as salas e a cozinha eventualmente sejam derrubadas, repare que as paredes que separam o ESPAÇO DEMOCRÁTICO democrático e o ESPAÇO RESERVADO permanecem firmes e fortes.
E, por último, mas não menos importante: seja uma visita educada e JAMAIS se ofereça para conhecer áreas da casa que você visita sem ter sido convidada para isso, combinado?
É muito invasivo e indelicado pedir para estar num espaço que, via de regra é ocupado e reservado por aqueles que ali residem.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário