quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ética e cidadania


“O ÚNICO TÍTULO EM NOSSA DEMOCRACIA QUE É SUPERIOR AO DE PRESIDENTE É O DE CIDADÃO." (Louis Dembitz Brandeis)
O autor desta frase foi um Juiz da Suprema Corte dos USA.
E por aí começa a diferença entre lá e cá: lá, existe respeito ao cidadão; por aqui a tal Suprema Corte é uma vergonha nacional e prima pelo escárnio e o desrespeito ao cidadão do Brasil.
Ontem, ao final da noite ganhei um presente com uma observação da Maristela Mell, uma ex-aluna querida, que afirmou que, por minha causa, está cada dia mais politizada.
Sei que pago um preço por minhas opiniões conservadoras, sei que custa caro não ser "politicamente correta", mas isso é nada perto da sensação de jamais ter me mantido calada durante os derradeiros 15 anos de corrupção, sujeira e desonestidade que abundaram em nosso país.
Minhas palestras e minha atividade profissional tratam da ética dos relacionamentos já que Etiqueta nada mais é do que um conjunto de regras que nos sinalizam limites, respeito, suavidade.
E tenho dito, nos últimos tempos que onde não existe a grande Ética, é impossível que a Etiqueta e a Elegância se instalem.
Com pesar e muita tristeza vi grandes clientes meus envolvidos nestes escândalos sem precedentes no país, com igual tristeza vi o descaso das empresas que dominam certas áreas de mercado com a postura e a atitude de seus funcionários - um dia a conta vai chegar a todos eles. E isto é tão certo como dois e dois somarem quatro.
Por todas as considerações acima fiquei e fico muito feliz quando descubro que plantei em alguém " a sementinha da cidadania" - isto não tem preço!
Só mudaremos nosso pobre e depauperado país mudando a nós mesmos: quem cala consente! 
Sejamos cidadãos cônscios do que está havendo. Que tenhamos, de forma clara, o que queremos para nosso país - e que saibamos batalhar por isto!
Tenho visto um duelo de egos e uma competição de "quem tem razão" absolutamente descabidos, num momento em que os cidadãos de bem que querem para o país a mudança e as mesmas coisas deveriam era estar unidos, em coesão e força para que a mudança possa efetivamente serem concretizadas.
A hora de exercermos nossa cidadania está chegando: que a façamos da melhor maneira, que a façamos do jeito certo para nos levar às mudanças que tanto ansiamos...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário