quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Como dividir uma casa na praia


Pois então, daqui a pouco o verão vai chegar e, com ele, as férias para muitas famílias.
Em tempos de crise como o que vivemos, nada como dividir para somar: sabendo dividir, todos podem usufruir da praia ou do campo com gastos que caberão em seus bolsos.
Mas alguns cuidados precisam ser tomados: abaixo, algumas observações pertinentes para que as férias sejam um período de descanso e não de mal estares e pesadelos...

QUAL A MANEIRA MAIS CIVILIZADA DE DIVIDIR A CASA DE PRAIA COM UMA FAMÍLIA GRANDE NAS FÉRIAS, OU ENTÃO COM UM GRUPO DE AMIGOS? 
Em primeiro lugar, achar uma casa que comporte a todos com relativo conforto: esta é a maneira civilizada! Lotar uma casa com gente dormindo até no chão da cozinha é incivilizado e cansativo – as férias vão virar um pesadelo!!!

É LEGAL ESTABELECER O QUE CADA UM VAI LEVAR DE COMIDA?
Acho mais interessante criar um caixinha comum e, com o dinheiro de todos no caixinha, fazer uma compra grande de supermercado com os itens que agradam a todos os hospedados na casa.

DEVE-SE ESTABELECER O QUE CADA UM VAI FAZER DE TARAFE DOMÉSTICA? (Limpar, cozinhar, recolher lixo)
Claro que sim! Assim todo mundo faz um pouquinho e não pesa para ninguém o trabalho de manutenção da casa.

DEVE-SE ESTABELECER QUEM VAI TOMAR BANHO PRIMEIRO OU REVEZAR? 
O que deve ser estabelecido é o tempo que as pessoas podem ficar no banheiro, no caso de poucos banheiros para o número de hóspedes. E, seguindo a regra que vale para a vida: primeiro as crianças, depois os mais velhos, depois os adultos etc.

É LEGAL ESTABELECER OS LOCAIS PRA DORMIR? (Tipo: casal dorme junto, meninas de um lado meninos do outro) 
Claro que sim – evita bagunça maior!

SE TIVER UM FOLGADÃO OU UM PREGUIÇOSO: COMO CHEGAR E FALAR COM ESSA PESSOA QUE ELA DEVE AJUDAR NAS TAREFAS?
Alguém tem que dizer a esta pessoa que, quando as férias em grupo foram combinadas, todos concordaram em ajudar em todas as tarefas e que ele não está cumprindo com sua parte no acordo.

O QUE FAZER COM OS FUMANTES?
Deve ser parte do acordo das férias conjuntas que todos os fumantes da família devem fumar fora de casa.
Há crianças, o cheiro que o cigarro deixa é extremamente desagradável (só não é para os fumantes, porque eles nem sentem o fedor que o cigarro deixa por onde passa...).
E os fumantes que ainda existem hoje em dia estão acostumados a satisfazer seu vicio em partes externas de qualquer que seja o lugar onde se encontrem. Não se fuma mais em hotéis, em restaurantes, em shopping-centers, em aeroportos, em edifícios comerciais, etc....

E AQUELE TIO QUE RONCA COMO UM URSO HIBERNANDO E TEIMA EM DIZER QUE NÃO O FAZ?
Pois é, provavelmente alguns novos arranjos de acomodação devam acontecer quando a hospedagem em grupo estiver em curso. Acomode a pessoa com alguém que também ronque ou então, com algum membro do grupo que durma como uma pedra e cujo sono não é abalado por barulhos externos...

CRIANÇAS?
As crianças devem ser vigiadas e cuidadas por todos - quais avós não amam estar com seus netos em momentos como estes, não é mesmo?
Mas, em momentos de se estabelecer limites ou de broncas educativas, isso é responsabilidade que cabe aos pais.

O AGREGADO DEVE OBEDECER AS REGRAS TAMBÉM?
Claro que sim! O namorado e/ou namorada de um dos membros da família deve ser inserido no grupo como um "futuro membro" e tudo o que vale para os familiares também vale para o agregado. Aliás, estes dias de convívio podem servir de observação e adaptação para ambos os lados - para a família que recebe o novo membro e para a pessoa agregada, que pode observar como será a convivência com sua futura família.

Civilidade, sensibilidade, espírito de equipe, bom-humor e tolerância são itens indispensáveis a serem colocados na bagagem de todos os envolvidos na aventura também.
Sem estes itens, por mais planejadas que as férias tenham sido, elas acabarão por ter, infalivelmente, um final não tão feliz como deveria ter...
Boas férias!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário