sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sabendo ser simples com elegância


Esta semana, nosso presidente eleito Jair Messias Bolsonaro encontrou-se com John Robert Bolton, Conselheiro de Segurança Nacional dos USA para uma reunião informal onde, muito provavelmente, o futuro das relações Brasil/USA começaram a ser discutidas e desenhadas.
Sem qualquer cerimônia, como é de hábito, o presidente Bolsonaro convidou o diplomata americano para um café.
E a cena dantesca que vimos sobre a mesa, deu margem para muitas discussões e observações contrárias e favoráveis ao estilo "rústico sem estilo" da cena em questão.
Aplaudo e admiro a simplicidade despojada de nosso presidente eleito, mas sugiro que alguns pequenos cuidados sejam tomados em eventuais futuras visitas à sua casa já que certos cuidados com detalhes só mostram a quem nos visita o quanto a presença da pessoa em nossa casa é valorizada e celebrada.
FORMALIDADE, se definida de forma simplista quer dizer "dar uma forma mais cuidada e melhor a algo ou a alguma situação."
Assim eu defino e compreendo a formalidade: são alguns cuidados que, na dose certa e do jeito certo, conservam a simplicidade que é atributos essencial ao que é chique; mas faz com que isso aconteça de um jeito mais cuidado e mais bonito.


PREPARE SUA CASA E SE PREPARE PARA RECEBER SUA VISITA.
Como vemos na foto, nosso presidente preparou-se para a visita já que está trajando costume e gravata, diferentemente de seu estilo informal e à vontade de trajar-se.
Mas esqueceu de arrumar a casa, de maneira a deixar a cena mais bonita...
Se você vai receber alguém em sua casa, faça um check-list: banheiro em ordem, toalha de mão mais caprichada para o uso dos visitantes, rolo de papel higiênico sobressalente no banheiro, espaço para que as visitas se acomodem livres de nossas tralhas domésticas do dia-a-dia, animais de estimação trancafiados na ala íntima de sua casa, etc.

UMA MESA SEM TOALHA ALGUMA É UMA MESA NUA...
Além de preservar o tampo da mesa, a toalha faz com que a mesa também pareça mais "bem vestida" para receber e acomodar os visitantes.
Um jogo americano faz as vezes da toalha se você tiver um tampo de mesa diferenciado e muito bonito que também ajude a deixar a ocasião mais arrumada...
E GUARDANAPOS, que podem ser de tecido ou mesmo guardanapos de papel, desde que com boa capacidade de absorção e de tamanho grande.

ALIMENTOS:
* As FRUTAS devem estar acondicionadas em uma cesta, se estiverem com as respectivas cascas;
Se já estiverem descascadas e laminadas, que sejam dispostas numa travessa bonita que convide os visitantes a que se sirvam das frutas;
* BOLOS E PÃES também devem estar dispostos em pratos ou travessas desenhadas para esta finalidade.

LOUÇA NECESSÁRIA
* Pratos de sobremesa dispostos individualmente a cada um dos presentes àquela mesa.
* Talheres de sobremesa dispostos individualmente ou ainda, de maneira a que cada um dos comensais sirva-se do talher que for usar:
- Faca - para a manteiga, para o requeijão;
- Garfo - para a ingestão das frutas, de fatias de bolos, de frios
- Colher - para a ingestão de leite com cereais, de iogurtes e demais alimentos cremosos.

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM AS BEBIDAS:
* SUCOS saem das caixas ou do copo do liquidificador ou processador e são colocados numa jarra!
* ÁGUA FERVENDO para o chá pode estar dentro de um recipiente térmico, assim como o café e o leite; embora eu ache que um café fresco que nos seja oferecido em um bule de aço inox tem um gosto mais gostoso e o recipiente ajuda a conservar o calor da bebida por mais tempo.
Por mais que amemos as canecas, para tudo tem hora e tem lugar - e elas combinam com a informalidade e a descontração cem por cento que existe quando estamos em família. E ponto!
XÍCARAS COM SEUS RESPECTIVOS PIRES, colheres de chá e/ou café acompanhando.

Estão certos os que dizem que usamos dos cinco sentidos quando nos sentamos à mesa: a visão de alimentos bem arrumados e de uma mesa bem posta convida a que nosso paladar se divirta com tudo o que está ali à nossa disposição.
O cheiro de um café bem preparado, de um pão que recém foi tirado do forno são presentes para nosso olfato... Nosso tato há de se deliciar com a maciez de um pão fresquinho, de um bolo bem preparado, etc.
Não custa muito valorizarmos a refeição que partilhamos com quem nos visita!
Reservo minha mesa da cozinha para ser partilhada com os que me são muito íntimos. Mas saibam que, ainda assim, quando é o caso, ela está devidamente arrumada e bem preparada, a fim de que quem a partilha comigo sinta-se especial e bem cuidado.
Fica aqui a sugestão ao nosso querido Presidente eleito. E a todos os que nele votaram ou não, mas que querem receber em suas casas de maneira cuidadosa. E carinhosa!
Porque, de fato, Deus está nos pequenos detalhes. E o diabo se encontra na ausência do cuidado com estes detalhes pequeninos.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário