sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Velórios


QUE TIPO DE COMENTÁRIOS DEVEM SER EVITADOS EM UM VELÓRIO?
- Qualquer comentário que faça com que aquele momento de dor para muitos se assemelhe à uma reunião social: deixe as piadas, os comentários sobre aparência, vestimenta e demais coisas "light" para um momento mais apropriado e menos triste e formal.

COMO DEVO ME COMPORTAR NUM VELÓRIO?
- Com respeito à dor de todos as pessoas próximas à pessoa que faleceu. Um sábio ditado diz que "falar é prata, calar é ouro". Este é um destes momentos em que o ditado se aplica 100%: sua presença ali já é a prova de sua solidariedade com todos os que perderam o ente querido.

-DAR MEUS PÊSAMES PARA TODOS QUE ESTIVEREM PRESENTES É CORRETO?
- Dê os pêsames e externe sua solidariedade para as pessoas que você sabe que são próximas à pessoa que faleceu. E pronto.

LEVAR CRIANÇAS QUE NÃO SEJAM PRÓXIMAS DA PESSOA QUE ESTÁ SENDO VELADA É CERTO? 
- Lugar de criança não é em velório: nem das crianças próximas àquela pessoa que faleceu. Deixe que isto faça parte da vida destas crianças quando elas já forem adolescentes: crianças e situações de mais formalidade ou mais silêncio são coisas que definitivamente não combinam...

NÃO GOSTO DE VELÓRIOS E NEM DE CEMITÉRIOS: TENHO QUE IR QUANDO UM CONHECIDO OU UM PARENTE DE UM AMIGO FALECE?
- Os votos que você faz quando se casa incluem o famoso "na alegria e na tristeza". Isto também vale para as relações de amizade. Assim como rapidamente você aceita um convite para um jantar ou para uma festa, faça-se presente quando este amigo estiver passando por um destes momentos tristes.
É nossa obrigação social ser solidário com os que de nós precisam.
A morte é parte da vida e precisamos parar com essa história de reagirmos como crianças quando algo assim acontece.
É deselegante. E é desumano também: nestas horas seus amigos precisam muito mais de sua presença do que em uma festa!

Achei apropriado conversarmos sobre isto hoje, Dia de Finados.
Um dia em que nos lembramos de todos os parentes e amigos que nos são caros e já não estão mais entre nós.
Mas o mais importante a ser lembrado no dia de hoje é o seguinte: que façamos tudo o que puder ser feito para demonstrarmos nossa afeição e nosso amor por todos os que nos são caros enquanto eles estão vivos.
Porque é quando seus pais, os idosos da família, os amigos e conhecidos doentes mais precisam de sua presença e de sua solidariedade.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário