quarta-feira, 24 de abril de 2019

"Fique à vontade, seja bem-vindo!"



Hoje a querida ex-aluna Ana Paula Caldarelli me perguntou sobre o assunto e achei que o tema pedia uma pílula...

PARA VOCÊ QUE RECEBE:
1) É sempre simpático, ao receber seus convidados, agradecer pela presença das pessoas e convidá-las a que fiquem a vontade em sua casa ou no espaço em que você as recebe.
2) Se for a primeira vez da pessoa em seu ambiente e junto a seus amigos, seja uma boa anfitriã e circule com os novatos, apresentando-os às demais pessoas presentes; e como você não pode ser monopolizada por umas poucas pessoas, escolha entre seus amigos mais íntimos um daqueles que podem substituir você e seguir ajudando os novatos a se entrosarem com os demais convidados.
3) Se a festa é grande e você quiser que todos fiquem realmente à vontade, capriche na escolha do cardápio: que ele seja montado pensando naqueles que não consomem carne, em quem eventualmente tenha uma dessas "intolerâncias modernas" absolutamente presentes em tudo o que é canto: glúten, lactose e etc, - peça ajuda ao buffet ou à pessoa que vai lhe ajudar na montagem do cardápio.
4) Se a recepção é "petit-comitê", não esqueça de mencionar o que vai servir ao fazer o convite: isto se chama prevenção de saias-justas futuras para você e para seus convidados.

PARA VOCÊ, O CONVIDADO:
1) Favor não levar ao pé da letra a observação da dona da casa para que você fique à vontade; com esta frase ela quis dizer que você é bem-vindo. Porque ficar a vontade mesmo a gente só fica é na nossa casa, ok?
2) Nem pensar em pedir para conhecer a casa ou "invadir" a ala íntima da casa de quem o convidou - limite-se ao espaço que lhe cabe, ou seja, a área social da casa. E ponto final.
3) Faça sua parte e tente ser sociável, a fim de se entrosar com os demais presentes à ocasião. Mas nada de monopolizar atenção, de falar mais que a mãe-da-cobra: seja extrovertido, participe, converse, mas dê a vez aos outros para que também consigam falar e contar suas histórias. Coisa chata, mal educada e deselegante é quem fala, fala, fala e não dá ao outro a chance de fazê-lo também...
4) Se o cardápio não lhe agradar, fique na sua, Sirva-se de água e abrevie sua estada por ali - nada de cara feia, nada de requisições especiais e menos ainda de reclamações.
5) Volto a lembrar aqui que convites não são elásticos e que um convite que foi feito a você, DE MODO ALGUM pode ser estendido a quem quer que seja sem consulta e autorização prévia de quem lhe convidou!
Penso que o segredo de um evento gostoso é sempre o prazer e a satisfação que os anfitriões têm por poder receber amigos e partilhar com eles bons momentos. Mas tudo fica ainda mais mágico quando os convidados sabem ser agradáveis, gentis, sociáveis e gratos pelo convite que receberam.Este é o melhor dos mundos - um mundo onde só gente elegante e educada está presente.
Pense nisto...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário