terça-feira, 6 de agosto de 2019

O banheiro


Meu avô materno, um homem sábio e muito polido dizia que você conhece a educação de uma pessoa em três situações: 

1. Numa mesa de reunião quando a pessoa tem seu objetivo contrariado; 
2. Numa mesa de refeição; 
3. Quando você precisa usar o banheiro logo após essa pessoa ter feito isso.

E, como sempre, meu avô querido estava cheio de razão.
Sobre o banheiro, valem algumas observações:

O VASO SANITÁRIO:
Apesar do nome, neste vaso não são depositadas flores. E, por isso mesmo, devemos manter a tampa do vaso sanitário sempre abaixada. E, quando você fizer uso do banheiro, levante a tampa durante o uso, acione a descarga após o uso. E não se esqueça de fechá-lo novamente e deixar o vaso exatamente como você o encontrou.
Aqui em casa observamos isto o tempo todo: quando alguém usa o lavabo e deixa o vaso fechadinho como o encontrou, aplaudimos; e quando o contrário ocorre, nos surpreendemos. Infelizmente, de maneira negativa...

A TOLHA DE MÃO:
Se o banheiro faz uso de toalhas de lavabo individuais, deixe a toalha que você usou para secar as mãos fora do cestinho ou do local em que ela estava; mas deixe-a dobrada em quatro e não embolada de qualquer forma.
Se o banheiro faz uso de toalhas tradicionais, faça uso da toalha para secar suas mãos e deixe-a arrumada, exatamente da maneira que você a encontrou.

AO LAVAR AS MÃOS:
Assim como fazemos nos banheiros de avião, seque as eventuais gotas que o ato de lavar as mãos tenha provocado sobre a pedra aparadora da cuba da pia: use um pequeno pedaço de papel higiênico, ou um cantinho da toalha que você usou para secar as mãos.

É PROIBIDO XERETAR:
Em casa de parentes ou de amigos, fica terminantemente proibido que se "xerete"dentro de armários do banheiro ou dentro das gavetas do gabinete do mesmo.

USO CONSCIENTE DO PAPEL HIGIÊNICO:
Se todos soubermos usar, nunca haverá de faltar: seja consciente, saiba dosar os pedaços do papel higiênico que você vai utilizar. Longos pergaminhos podiam ser adequados à correspondência dos antigos egípcios - hoje é visto como falta de consciência sustentável e falta de educação. Por que e para que desperdiçar?
Diz o ditado que "Deus está nos detalhes". O ditado está certíssimo - Ele está nos pequenos detalhes de nossas vidas e a educação e a elegância das pessoas também pode ser observada por pequenos gestos que, ao final, fazem grande diferença!
Sobre os itens 1 e 2 acima mencionados, ficam para um outro momento, porque aos assuntos cabem novas "pílulas"...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário