segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Quem é chique não constrange e nem diminui


Dia destes fui marcada em uma publicação onde a autora de um texto arvorava-se com autoridade para dar aulas de elegância e de etiqueta à mesa para a esposa do Ministro Sérgio Moro.
Fiquei tão passada com o que li e achei que devia comentar com vocês.
- Jamais use seu conhecimento para denegrir ou diminuir quem quer que seja porque o tiro sempre sai pela culatra e a gente acaba descobrindo que tudo o que você acha que sabe é falso e que seu discurso corretivo é tão raso como um espelho d'água.
- Recebendo em casa, seja você a primeira a utilizar qualquer talher ou utensílio menos comum; e idem para o manuseio e degustação de alguns alimentos mais complicados. Nem pense em "complicar" uma refeição para deixar um de seus convidados desconfortáveis. A responsabilidade de ensinar pelo exemplo é sempre sua.
- Seus filhos e demais pessoas sob sua tutela podem e devem ser corrigidos por você. Mas sempre em particular, nunca diante de mais pessoas.
- Alguém pegou o talher de um jeito errado? Abstraia e finja que não reparou! Alguém disse algo de modo errado? Engula a vontade de corrigir a pessoa e fique na sua...
Corrija ou ensine somente se este for seu ganha-pão. Ou se alguém vier lhe pedir ajuda.
Do contrário, lembre-se que um ser humano elegante, seja na vida pessoal ou na vida profissional jamais expõe terceiros e seus erros à vista das pessoas.
Porque eu, cá comigo, acho que quem faz isso é gente pequena de alma que adora arranjar uma chance para diminuir ou ridicularizar terceiros, especialmente aqueles que são publicamente aplaudidos por sua postura. E por seus valores.
Cuidado!!! Apontando o dedo para terceiros, você aponta vários em sua própria direção e se coloca na linha de mira e de escrutínio de todos...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário