quarta-feira, 15 de abril de 2020

Pílulas vitaminadas de etiqueta para o momento de pandemia



E hoje o melhor que faço é parafrasear José Nêumanne Pinto e "ir direto ao assunto".

SEJA "COOL", MAS NÃO SEJA DESRESPEITOSO
Se você é desencanado, destemido e despreocupado, sorte sua! Mas assim como você tem o direito de agir assim se acha que deve, muitos outros estão realmente assustados e também têm o direito de se precaver.
1. não insista em cumprimentar as pessoas com as mãos: é inadequado e, no momento atual, muito mal educado também. Se você é desse tipo que acha que "se não pegar na mão para cumprimentar não vale o cumprimento", sugiro que se mude para alguma aldeia inabitada e jamais viaje para fora do Brasil.
Porque fora daqui, cumprimento com proximidade corporal só acontece quando o relacionamento entre as pessoas já está solidamente estabelecido.

NÃO SEJA UM "ARAUTO DO APOCALIPSE"
Sim, tudo bem, sabemos que o assunto do momento é essa maldita pandemia; mas dá para deixar de agir como um disco furado e também falar sobre outra coisa? 
1. Estamos todos saturados e até o pescoço com as noticias que abordam a indecisão sobre o fim da quarentena, sobre leitos superlotados em países da Europa, sobre políticos desprovidos de caráter aproveitando o momento para desestabilizar o país e tentar criar o caos. 
2. Seja leve, compartilhe boas novas - vocês sabiam que, por aqui, graças a Deus as coisas estão sob controle? Sabiam também que um coquetel adotado pelos profissionais da Prevent Senior evitou muitas mortes e salvou muita gente? 
3. Sabiam que em São Paulo há leitos em desuso?
Espalhem boas notícias e deixem que a imprensa mentirosa cujo objetivo e espalhar o medo e criar o caos faça o papel sujo.
Ah! E antes que me esqueça, não dê audiência à essa gente. Nosso desprezo é o que todo aquele que presta um desserviço merece receber, viu?

NÃO SEJA UM CHATO DOS APLICATIVOS DE MENSAGENS
1. Quem disse que, por conta da pandemia estão liberados os envios de mensagem a qualquer momento do dia ou da noite?
2. Não sejam chatos: 
> NÃO INCOMODEM AS PESSOAS ENTRE 22:00 E 8:00 DA MANHÃ!!!
> Não enviem vídeos quilométricos para as pessoas: recebo tantos vídeos longos (e chatos) que penso que poderiam servir de material para mini-séries.
> Não grave mensagens intermináveis, a menos que você queira imitar Fidel Castro, o ditador comunista, cujos discursos duravam 4... 5... até 6 horas - que chatice!
> Controle o seu ímpeto de encaminhar aquelas 215 fotos que você recebeu e quer compartilhar: nem tudo que lhe interessa é de interesse comum.
> Por que encaminhar por Messenger tudo aquilo que você quer divulgar? Faça isto em sua página da rede social, não fique terceirizando trabalho para outros que, de repente, não estão com vontade de reencaminhar 414 "espalhem sem dó" "a emissora vai tirar do ar", etc etc....
Por hoje é só.
Achei importante relembrarmos de alguns detalhes que nos fazem mais benquistos, mais bem-vistos e mais educados também.
Porque essa tal de pandemia já é um porre de chatice: e encará-la cercada por pessoas sem noção fica mais chato e mais estressante ainda, não é verdade?
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário