sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O guardanapo

Um amigo querido aqui perguntou sobre o uso correto do guardanapo e como recordar é viver, vamos lá à uma dica curtinha sobre o tema, ok?

GUARDANAPO DE TECIDO - invariavelmente ele vai ao colo e, por isso mesmo, os guardanapos de tecido são quase sempre meio grandes em tamanho; para que você o repouse dobrado ao meio sobre suas pernas (que, naturalmente estão descruzadas porque é falta de postura cruzar as pernas à mesa, não é mesmo?).

GUARDANAPOS DE PAPEL - neste caso, não importa quão grandes eles possam ser, estes jamais irão para o seu colo. O guardanapo de papel deve ser usado e colocado, fechado de maneira a esconder as marcas de uso sob o prato de sua refeição.

PARA EVITAR DESASTRES E LAMBANÇAS:

- Lembre-se de se sentar mais próximo à mesa para que nada eventualmente caia sobre suas roupas ou sobre a toalha da mesa;

- Lembre-se que, por aqui pelo Ocidente é a comida que vem à boca e não o contrário;

- Não tenha pressa ao tomar sua sopa (e nem ao comer qualquer outra coisa de sua refeição) e espere que o excesso que está sob a colher "pingue" novamente de volta ao prato de sopa: porque é feio raspar a colher na beira do prato e é feio também "soprar" a sopa para que ela esfrie mais rapidamente.

E o mais feio de tudo mesmo é ter pressa à mesa: saboreie sua comida, desfrute do momento que faz de você uma pessoa privilegiadíssima por ter comida em seu prato e comida suficiente para que todos os de sua família se alimentem.

Dito isto, me resta desejar a todos vocês que tenham bom apetite!

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário