sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A fábula da lavanda


Recebi essa semana um texto que dizia que a Rainha Elizabeth, recebendo um Chefe de Estado africano desacostumado com nossos hábitos, bebeu a lavanda que lhes foi servida para que o convidado não se sentisse constrangido por tê-lo feito.

Estou absolutamente segura que isso jamais aconteceu, entre outras coisas porque, segundo o protocolo, NINGUÉM pode se servir antes que a Rainha o tenha feito.

E, igualmente, NINGUÉM pode seguir comendo quando a Rainha encerrar a refeição dela.

Aliás, essa é uma regra que se aplica em Buckingham, e em qualquer casa do planeta que tenha uma anfitriã educada recebendo convidados igualmente educados.

QUEM COMEÇA A REFEIÇÃO

Sempre quem inicia a refeição é a dona da casa. Se porventura ela incentivar os convidados a que se sirvam, devemos faze-lo e, ainda assim, esperar que ela também se sirva e dê início à refeição.

QUEM ENCERRA A REFEIÇÃO

Também é sempre a dona da casa. Assim, se você for a anfitriã e comer muito pouco ou estiver em dieta, lembre-se disto e poste seus talheres naquela posição que diz "ainda vou continuar a comer" até que perceba que todos os seus convidados já tenham encerrado a refeição.

ANFITRIÕES EDUCADOS

...Jamais preparam para si mesmos pratos com algo que não possa ser oferecido a todos os presentes à mesa

...Jamais se servem de frutas ou sobremesas sem oferece-las a quem estiver partilhando a mesa com eles.

...Jamais servem aos convidados algo que seja estranho a seus hábitos ou alimentos exóticos que as pessoas não estejam habituadas. E, quando esse for o caso, mencione o que pretende servir ao fazer o convite às pessoas.

...Em casos de alimentos que requeiram um manuseio diferente, começam a refeição dando o exemplo aos demais convidados à mesa.

UM CONVIDADO EDUCADO

...Jamais reclama do que lhe foi servido.

...Elogia e agradece o convite para a refeição, mas jamais agradece pela comida...

...Aguarda que os anfitriões lhe incentivem a servir-se novamente: jamais se oferece para repetir um prato.

...Tem modos à mesa: interage socialmente com todos, não come com sofreguidão, não mastiga de boca aberta, JAMAIS diz que "está cheio".

Porque, cá entre nós, partilhar uma mesa de refeição com alguém polido e com modos à mesa deixa a ocasião mais gostosa e o prato servido com um tempero diferenciado.

Façamos nossa parte para que isso sempre ocorra!

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário