terça-feira, 27 de setembro de 2022

Seja delicado ao telefonar para os outros


É só comigo ou as pessoas andam mesmo sem noção?

Uma amiga acabou por deixar de se relacionar comigo por eu ter reclamado das mensagens por WhatsApp que ela me enviava às 4h da manhã. Outros, provavelmente em dieta, adoram atrapalhar a refeição dos amigos e conhecidos.

Algumas regras a serem observadas que farão nossas chamadas telefônicas mais bem-vindas e aceitas com satisfação pela pessoa que chamamos:

1. PROIBIDO CHAMAR ENTRE 22:00 E 9:00H

Exceto se você for íntimo da pessoa e souber que ela não se incomoda com isto, observe essa regrinha de ouro...

2. LIGAÇÕES COMERCIAIS

Elas só devem acontecer em horário comercial. Ou seja, entre 9:00 e 18:00h.

3. OUÇA

Se alguém o atende, mas demonstra pressa ou compromisso em instantes, respeite isto e saiba ser assertivo e ir direto ao assunto que o levou a chamar a pessoa.

4. JAMAIS LIGUE EM HORÁRIO DE REFEIÇÕES

Não se liga para ninguém entre 12:00 e 13:00h ou entre as 19:00 e as 20:00h, horários em que usualmente as pessoas fazem suas refeições.

5. PEÇA PERMISSÃO

.Antes de colocar a chamada de quem quer que seja no viva-voz para que mais pessoas próximas a você ouçam a conversa.

6. NÃO SE ALONGUE INDEFINIDAMENTE

Se a conversa vai ser longa ou você quer colocar os últimos 30 dias de sua vida para seu interlocutor, marque um café, um almoço - é cansativa uma ligação que dura uma eternidade...

7. JAMAIS SE ESQUEÇA DISSO

Lembra aquela pergunta que devíamos sempre fazer antes de começarmos o papo no celular? Ela vale para ele e para qualquer chamada que você fizer - "você pode falar comigo agora"? 

8. VIDEOCHAMADAS

Aplicam-se muito mais à nossa vida profissional, porque nesse novo mundo moderno, muitas são as reuniões que acontecem online mas, elas devem ser previamente combinadas, a fim de que todos os participantes saibam-se em vídeo e preparem-se para tal.

Além das videochamadas profissionais, elas também cabem a um casal apaixonado - ele morando na Austrália e ela lá em Chuí, no Rio Grande.

Do contrário, exceto se ambas as partes concordarem e quiserem olhar uma para a outra enquanto falam, pode parar já com isso, ok?

E, por fim, é claro que todas as regras acima podem ser quebradas numa situação de emergência ou quando a intimidade que existe entre você e a pessoa que você chama se sobrepuser à regras.

Afinal, conhecer regras é sempre bom exatamente para quebrá-las quando nosso bom senso disser que isso pode ser feito.

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário