quarta-feira, 14 de setembro de 2022

O seu direito termina onde começa o do outro



Esta é uma das frases que uso para definir o que é etiqueta - uma série de regras que devem viger, a fim de que nosso comportamento não seja nem invasivo e nem desrespeitoso com quem quer que seja.

Desde a última 5ª-feira, mais uma vez, os britânicos estão dando ao mundo uma aula do que é civilidade, com a morte da Rainha Elizabeth e as cerimônias religiosas que antecedem seu funeral nesta próxima 2ª-feira, dia 19/9.

Me impressionam as milhares de pessoas alinhadas para prestar suas homenagens à Rainha: o silêncio é absoluto e os antimonarquistas perceberam que agora não é o momento para qualquer tipo de manifestação ou comentário desrespeitoso. E também silenciaram em respeito.

E aqui, deste lado do Equador, estamos há poucos dias do Primeiro Turno de nossas eleições e o que mais vejo é desrespeito e agressões,

Não me lembro de jamais ter usado o espaço de alguém que pense diferente de mim para agredir a pessoa ou denegrir o objeto do comentário.

Isso vale para os comentários políticos e demais comentários de qualquer espécie.

Então, assim como sei que cada um tem o direito de expressar o que pensa "em seu quadrado", reservo-me o direito de sumariamente bloquear quem ousar desrespeitar qualquer comentário meu. 

Porque o seu direito termina quando começa o meu, sem exceção, negociação ou prorrogação.

Lembre-se disso em todo o lugar: no trânsito, na empresa, em uma loja, no consultório médico, em casa de amigos e parentes. E nas redes sociais também.

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário