sábado, 4 de maio de 2013

A verdadeira elegância



Colunista na revista Você S/A, ex-apresentadora do programa 100 Maneiras, na TV Ideal, autora dos livros “Boas Maneiras de A a Z” e “A Etiqueta da Sedução”, a consultora Célia Leão lembra, em entrevista exclusiva para o Corretinho, os comportamentos que ditam a verdadeira elegância. Confira!

Quais normas permanecem inabaláveis a esses tempos modernos na estrutura das etiquetas sociais, nos relacionamentos familiares e no convívio no trabalho?
Todas aquelas normas que têm relação ao cuidado e ao respeito para com o outro. Desde seu princípio, etiqueta tem a ver com regras que facilitem e façam com que o convívio entre seres humanos dê-se de forma respeitosa, com limites claros de até onde posso ir sem ser invasivo, sem faltar com o respeito para com os outros, enfim, vale - e muito - aquela máxima que diz "jamais faça a teu próximo nada que você não gostaria que fizessem com você!". E parece que uma parcela grande de políticos que se apropriam de maneira ilícita do que é público e essa juventude sem limites que agride gratuitamente e de maneira preconceituosa nunca ouviram falar no assunto. E por isso são todos mal-educados, além de outros adjetivos que poderíamos usar para qualificar estas pessoas!

Quais fórmulas de educação devem permanecer à moda antiga na formação dos filhos?
Minha avó dizia que "o hábito de casa vai à praça". E é isso mesmo: que os pais se lembrem sempre de que o comportamento de seus filhos é um reflexo do comportamento deles em casa: criança que grita é filho de adulto que grita; criança sem limites age assim porque os limites não lhe são mostrados em casa; criança que fala palavrão é filha de adulto que fala palavrão. E por aí vai: limite não mata e nem traumatiza: diga não a seu filho de vez em quando para ele aprender que a vida tem limites e que ele vai ouvir nãos pela vida... E lembre-se sempre que, por mais próximo que você seja de um filho, ele é bem mais novo que você para ser seu amigo - ele é seu filho e quer de você a postura de um pai!!!

A velocidade e a facilidade de acesso à informação melhoraram o padrão de educação das pessoas?
Pois é deveriam. Mas o ser humano é engraçado e alguns aproveitam-se da modernidade e da tecnologia para serem ainda mais inadequados em sua interação com as pessoas - é gente grossa que prioriza a ligação  o celular em detrimento de quem está diante dele; é gente que está escravizada aos blackberrys da vida, enfim é um horror! E, se soubéssemos usar tudo o que está à nossa disposição hoje em dia, acabaríamos por nos tornar mais cultos e mais informados: os museus, a História, tudo está à um clique de nosso computador, caso queiramos!!!

Quais são as gafes de etiqueta (em casa, no trabalho, na escola) que estão marcando esse novo milênio? Quais são as características que identificam o comportamento do homem moderno?
Acho que a gafe maior é exatamente a que citei acima: colocar o convívio social em segundo plano por conta da overdose de tecnologia. Digo sempre que a tecnologia foi pensada para nos servir, não para nos escravizar a ela. E acho que essa estória do ter está fazendo com que convivamos com pessoas absolutamente equivocadas - é você que dá valor àquilo que está usando, dirigindo, calçando, e não o  contrário. Esses adoradores de grifes me cansam um pouco, viu? A ostentação é atitude pouco sábia hoje em dia. E extremamente cafona também. O “sabe com quem está falando?” também deveria ser abolido de nosso vocabulário se prezamos por nossa conduta e atitudes.

O que é a verdadeira elegância?
A elegância real é um conjunto de atributos, onde está incluída a vestimenta adequada às diversas situações.  Mas, no fundo, no fundo, elegância está muito mais atrelada ao verbo ser do que ao verbo ter: cultura, sensibilidade, autocontrole, capacidade de ouvir o outro, solidariedade, informação, consciência ecológica e de preservação - isso tudo torna alguém mais elegante aos olhos do grupo do qual ele é parte. Já viu coisa mais diametralmente oposta da elegância que um chilique?

Para você, onde mora a beleza de um sorriso?
Para mim, a beleza do sorriso não está diretamente ligada àquela brancura artificial que as pessoas tanto perseguem hoje. Acho lindo olhar para aquela pessoa que sorri para você com os dentes e com os olhos, pois dizem que os olhos são o espelho da alma, não é mesmo? Esse é um sorriso que contagia, que faz bem, que é verdadeiro e é bonito!!!

Como fazer para “manter o charme” em situações de “saia” justa? A autenticidade e o bom humor são as melhores alternativas?
As tais saias justas acontecem com o melhor dos mortais! Assim, deu um fora? Peça desculpas e siga o papo como se nada tivesse acontecido. Dizem que a melhor mentira é sempre a verdade: admita seu erro, não se leve tão a sério, perdoe-se pelos deslizes já que você é mortal e... siga em frente sem perder o bom- humor! Encontrou alguém com a roupa igual à sua na festa? Ou, pior, cruzou com alguém em uma situação social com quem você cortou relações? Em qualquer das duas situações, cumprimente o par-de-vaso ou o inimigo (você ganha pontos porque, por maior que seja a desavença, não devemos deixar de ser civilizados!) e... posicione-se sempre no oposto extremo ao local em que está a pessoa!
Por Corretinho - Informativo da Lima Ortodontia & Ortopedia Facial

Nenhum comentário:

Postar um comentário