segunda-feira, 19 de março de 2018

Menos falação e mais ação!



"NÃO EXISTE MOVIMENTO MAIS RACISTA DO QUE O MOVIMENTO NEGRO." (Sara Winter, em sua timeline, em 29/12/2016)
Não se combate o racismo com frases racistas. Não se consegue o respeito desrespeitando terceiros. Não se constrói nada destruindo.
Sou contra racismo e preconceitos de qualquer espécie: seres humanos são diferentes uns dos outros; mas não existem uns melhores do que outros!!!
Meu avô materno era mulato e combateu o preconceito estudando e se tornando o melhor aluno de sua turma na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, em Salvador.
Aprendeu alemão, italiano, inglês e latim para poder ler as referências e leituras obrigatórias na Medicina de seu tempo.
Era um homem finíssimo, com maneiras requintadas: jamais o vi cometendo qualquer deslize em público, jamais o vi falando alto, nunca ouvi um palavrão de sua boca; trabalhou voluntariamente clinicando na igreja que frequentava até seus 85 anos; faleceu aos 98 anos, lúcido e descrevendo para os familiares o que estava acontecendo com ele (ele sofreu alguns AVCs). E até em sua morte nos ensinou a lidar com as situações de forma elegante. Devo a ele a herança que me permite trabalhar com o que trabalho hoje.
E quem com ele conviveu sabe que estou relatando a verdade mais fiel.
Preconceito se combate desta forma.
E, já que estou me lembrando dos avós no dia de hoje, minha nonna italiana, mãe de meu pai sempre nos dizia " Meno chiacchiere, più fatti" (menos falação e mais ação!)
Célia Leão

Imagem que circula nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário