quinta-feira, 11 de maio de 2023

Por que não cumprimentar alguém na mesa do restaurante?

 



Pergunta feita pela minha prima Ligia Silva:

POR QUE É ERRADO NÃO SE LEVANTAR PARA CUMPRIMENTAR UM AMIGO QUANDO SE ESTÁ NA MESA DE UM RESTAURANTE?

Resposta:

O certo mesmo é que cumprimentemos uma pessoa que já esteja sentada à mesa de longe, sem trocar abraços e nem apertos de mão.

E por que essa regra existe?

- Quando chegamos a um restaurante, o correto é que nos acomodemos em nossa mesa, peçamos o cardápio, façamos nossa escolha E DEPOIS DISSO é que devemos higienizar nossas mãos - no cardápio desconhecidos põem as mãos, e o mesmo vale para a a carta de vinhos.

Por isso lavamos nossas mãos só após manusearmos esses itens públicos. Já que, para o couvert utilizaremos muito as mãos para nos servirmos: o pão se come com a mãe; as tiras de cenoura e de outros legumes se come com as mãos.

Daí porque não cumprimentarmos quem já está à mesa - provavelmente aquelas pessoas já deram início à refeição e nós acabamos de chegar da rua.

Mas, digo sempre que pode quebrar uma regra aquele que a conhece - se um amigo lhe estender a mão, quebre a regra e retribua o cumprimento; se um amigo querido lhe abraçar, retribua o carinho. Porque mais indelicado seria deixar uma pessoa querida com a mão estendida sem retribuição.

Eu, quase sempre uso "o truque do guardanapo": me levanto, segurando o guardanapo de tecido com a mão direita, na esperança que o outro vá perceber que "estou com a mão ocupada" mas, quando é o caso extremo do outro insistir com a mão estendida, transfiro o guardanapo de mão e retribuo o cumprimento... 

E depois, muito disfarçadamente, faça uso do álcool gel que todos nós temos na bolsa hoje em dia. E volte firme e forte para seguir degustando seu couvert.

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário