sexta-feira, 12 de maio de 2023

Quais são as regras de etiqueta para convidados de casamento?



E a pergunta de hoje foi feita pelo amigo Virgolino De Alencar:

QUAIS REGRAS DE ETIQUETA PARA CONVIDADOS DE CASAMENTO, NA IGREJA E NA RECEPÇÃO?

Resposta:

NO CASAMENTO:

1. Que os convidados sejam educados e antecipem sua chegada à chegada da noiva - atrasos neste caso significam dar pouca importância à cerimônia.

2. Vejo muita gente filmando e fotografando pedaços do casamento - se você não é o fotógrafo contratado pelos noivos, jamais faça isso: é deselegante, é invasão de privacidade e mostra de seu desrespeito para com a imagem dos noivos ali presentes.

3. Não inclua quem não foi convidado em seu convite:

Sr. e Sra. - somente o casal está convidado, não leve seus filhos!

Sr. Fulano e família - os filhos estão incluídos no convite.

Sr(a) e acompanhante - o solteiro(a) pode escolher alguém para lhe acompanhar.

4. Decoro na escolha de seu figurino

- mulheres, lembrem-se que estão num templo religioso: evite modelitos inadequadamente sensuais. Ou vulgares.

- rapazes, se não gostam de gratava e o casamento for mais informal, um blazer e uma camisa sem gravata. E se o casamento for mais formal, abra mão de sua preferência e traje-se com costume (ou terno) e gravata.

5. Não exagerem no perfume - em locais públicos, isso é de extremo mau gosto.

A RECEPÇÃO

Há uns anos, fui a um casamento no interior de São Paulo e, na saída dos noivos, metade da igreja estava vazia - todos os convidados mal educados já haviam se dirigido ao clube onde a festa aconteceria.

Acabou que, quando chegamos ao local da festa não havia uma mesa disponível sequer para nos acomodar; como nossa intenção não era comer, nos acomodamos no lounge onde o bar estava montado, tencionando ficar ali um pouco e retornar ao hotel onde estávamos hospedados.

Os pais do noivo, mortificados com a situação, acabaram por nos arrumar uma mesa e acomodaram ali mais um casal: jamais estivemos tão mal acompanhados e, antes tivéssemos mesmo retornado ao hotel, porque um sanduíche é mil vezes mais gostoso que a companhia de pessoas antipáticas e arrogantes.

E todo esse mal estar foi causado pela falta de educação dos muitos convidados que, "querendo aproveitar", não souberam se comportar. Que horror! Que falta de educação! 

A hora de nos dirigirmos à recepção é somente quando a cerimônia religiosa do casamento já tiver terminado.

E não há negociação para a quebra dessa regra. Aliás, se você sofrer um mal súbito ou a hora de seu parto chegar, você pode quebrá-la e sair da cerimônia antes de seu término

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário