quinta-feira, 11 de maio de 2023

Por que Camila entrou antes de Charles?

 


Pergunta feita pelo amigo William James Gorham sobre a coroação de Charles III:

POR QUE A CAMILA ENTROU ANTES DO CHARLES NA ABADIA DE WESTMINSTER NO DIA DA COROAÇÃO?

Resposta:

Existe uma regra de Cerimonial que dita que a autoridade mais importante é sempre a última a entrar. Reparem que os membros todos da Realeza Britânica entraram em cortejo antes mesmo de Camila - ela foi a penúltima a entrar, pois também iria ser coroada Rainha, seguida pelo rei Charles III.

E esta deve ser uma dica seguida por todos nós - a autoridade que irá presidir uma cerimônia ou uma reunião deve ser a última a entrar no recinto escolhido e, por isso, pontualidade em nossos compromissos deve ser regiamente obedecida.

Valendo a regra também para os "mais importantes" da situação.

CEOs e autoridades públicas devem ser pontuais em seus compromissos, a fim de não fazer com que quem os aguarda respeitosamente também tenham seu tempo respeitado.

Lembro-me de uma vez em que ia proferir uma palestra que deveria ser anunciada pelo presidente da instituição - como todos os ouvintes já estavam presentes havia mais de 15 minutos, dei início ao meu trabalho mesmo sem a presença do executivo que, ao final e, depois de ouvir o quanto a pontualidade sinaliza nosso respeito pelos presentes e pelo compromisso, veio desculpar-se comigo pelo atraso.

E aquela minha "quebra de protocolo" foi o início de uma amizade que segue firme e forte até hoje entre mim e aquele executivo.

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário