quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Trabalhando em home office


Desde o ano passado as coisas mudaram no mundo todo por conta da pandemia que atingiu quase todas as nações do planeta.

E um novo jeito de trabalhar foi como as empresas encontraram para seguir produzindo - aproveitar as benesses da Internet e fazer com que os funcionários todos trabalhassem de suas casas.

Apesar desse novo normal nos convidar a algumas liberdades, precisamos tomar cuidado porque, mesmo trabalhando remotamente, seguimos sendo partícipes da imagem da empresa da qual somos parte.

Ou seja, há que haver bom senso e alguns cuidados precisam ser tomados. Este é o primeiro texto sobre como trabalhar em home-office e fazer bonito mesmo assim.

PARTE 1:  O AMBIENTE AO SEU REDOR 

* Encontre um espaço em sua casa para chamar de seu escritório e, no horário comercial, é ali que você atenderá a seus clientes, interagirá com colegas e fornecedores.

* Esteja atento à iluminação: que ela favoreça as pessoas a lhe enxergarem bem através da webcam: se houver uma janela no cômodo, sente-se de frente para ela, nunca tenha uma janela atrás de si porque isso escurecerá sua imagem; ou ainda, feche a janela e use iluminação artificial. 

* Cuidado com o cenário ao seu redor: esteja atento para que nada distraia seu interlocutor ou ainda, cause no outro uma sensação de pouco profissionalismo de sua parte.

* Crianças chorando, cãozinho latindo, familiares conversando: isso é o cotidiano de toda casa que se preze; mas esse é um aspecto de nossa vida que só dividimos com os que nos são íntimos. 

Sempre feche a porta do cômodo onde você está: é mais simpático do que impor a "lei do silêncio" em casa porque nem as crianças e nem os animais compreenderão o motivo para atitude tão drástica...

* Antes de iniciar seu chat ou sua vídeo chamada, teste sua conexão de Internet, teste o som de seu microfone e, acima de tudo, aprenda a ser mais assertivo, mais objetivo e menos prolixo do que você seria numa reunião nos moldes aos quais estamos habituados.

PARTE 2: SUA APRESENTAÇÃO

* Não é porque você está trabalhando de sua casa que a postura deve ser menos cuidadosa.

* Barbas masculinas devem ser feitas ou, caso tenha optado por deixá-la crescer, aparada e bem cuidada.

* Para as moças, uma maquiagem leve e bem feita como fariam se estivessem indo presencialmente ao escritório.

* Cartão vermelho para moletons, para camisetas de time, camisetas regata, pijamas, frente-única e demais vestimentas com as quais você jamais iria para o escritório. Ouvi de uma profissional de RH do estilo modernete (e absolutamente sem noção), que ela não via mal algum que as pessoas se postassem diante da câmera para contatos comerciais com os clientes usando moletom!!! Imagino que os resultados e a performance desses profissionais rapidamente despenque, por melhor que seja o produto que eles representam porque, no caso deles, trata-se de algo intangível e, nesse caso,  seriedade e cuidado nos detalhes é absolutamente imprescindível.

Enfim, diz o ditado que "aquele que usa sua imagem, cuida dela".

Seja presencialmente ou de maneira remota, haja de maneira responsável, porque quem haverá de colher os benefícios dessa opção será você mesmo!

Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário