quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O atraso


Não importa quais sejam os argumentos que as pessoas usem, jamais me convencerão que atraso é algo tolerável, cultural ou o que seja. Atrasar é falta de educação mesmo e está acabado.
O atrasado crônico, na verdade é um ser tirânico, que quer que as coisas aconteçam de acordo com sua conveniência.
Há anos tive um "amigo" que invariavelmente se atrasava para os jantares e outros convites que recebia de minha parte. E um dia, o biltre teve a audácia de dizer que eu costumava marcar os jantares para um horário às sextas-feiras, em que o trânsito de São Paulo tornava absolutamente impraticável a pontualidade.
Se achava isso mesmo, por que aceitava os convites? Gentilmente poderia declinar deles todos, usando como argumento a impossibilidade de ser pontual...
Além de mal educado, era incompetente: São Paulo é uma cidade de trânsito caótico - assim como Paris, New York, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e todas as grandes cidades do país e do mundo. E morar numa grande metrópole exige observação e competência para que nos programemos e consigamos cumprir com nossas obrigações sociais com elegância.
Quem adora deixar tudo para o último minuto deve se mudar para algum lugar em que, em um minuto você consiga se deslocar de um lugar para outro.

ATRASO EM ALMOÇOS E JANTARES - a deselegância é paquidérmica já que, além de atrapalhar o esquema da pessoa que lhe convidou, você também está atrasando a vida dos demais convidados.

ATRASOS EM CASAMENTOS - é tempo destas cerimonialistas todas orientarem de maneira adequada as noivas e demais pessoas envolvidas na celebração.
Quem foi que disse que é chique que a noiva se atrase? Quem foi que disse que isso é parte da "tradição"?
Se quiserem seguir a tradição, optem por cerimônias mais sóbrias e mais elegantes, sem cachorros abrindo cortejo; sem cortejo de padrinhos, cortejo de noivo e etc, (porque, cá entre nós, na hora da noiva entrar a gente já viu tanta gente "na passarela" que acaba por perder o interesse, né?)
Tradição é usar "something old, something new, something borrowed, something blue" (algo antigo, algo novo, algo emprestado e alguma coisa azul)
Mas, ultimamente, para minha alegria e regozijo, os padres e celebrantes não andam perdoando as "atrasildas" - se a noiva atrasa, a cerimônia é encurtada, ou, a depender do atraso, até mesmo cancelada.

ATRASO EM REUNIÕES CORPORATIVAS - se você quiser começar o relacionamento co seu fornecedor ou seu cliente com o pé esquerdo, atrasar num compromisso profissional é uma boa maneira...rs
Combinado não é caro, e o agendado mais ainda!!! Se algum imprevisto surgir, faça uso da tecnologia e informe quem aguarda por você o que acontece e o porquê de seu atraso.

ATRASO NA ENTREGA DO TRABALHO PROMETIDO - o profissional que promete e nunca cumpre com a sua parte nem percebe que, devagar devagarinho está queimando o seu filme na empresa. E tornando a vida dos que dependem dele um inferno! Isso é coisa de gente irresponsável, gente que não cumpre o que promete!

MÉDICOS, DENTISTAS E DEMAIS PROFISSIONAIS - quando você marca com seu paciente um atendimento ou uma consulta numa determinada hora, mostre competência. E cumpra com o prometido.
Enfim, penso que o atraso é uma das maiores indelicadezas que podemos cometer para com as pessoas que conosco convivem.
Porque aquele que se atrasa sempre, no fundo no fundo, acha mesmo é que seu tempo vale mais do que o da pessoa que está esperando por ele.
Além de mal educados, os atrasados são egocêntricos. E presunçosos!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário