segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Ter compaixão



"UM DIA A GENTE CANSA DE ESTAR PRESENTE NA TRISTEZA DE PESSOAS QUE NÃO NOS CONVIDAM PARA SUAS ALEGRIAS." (no Instagram de Walcyr Carrasco)
Quando li isto, imediatamente me veio à mente o oposto: a gente também se cansa das pessoas que só estão presentes em nossas vidas quando podem desfrutar e usufruir do que temos a oferecer.
É bom estarmos presentes na vida das pessoas na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza. Afinal, este juramente que é feito durante a cerimônia de casamento, deveria valer para todos os relacionamentos que envolvam pessoas - família, amizades e relacionamentos afetivos também.

O dicionário assim define a palavra compaixão:

COMPAIXÃO
* substantivo feminino
- sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

Fico impressionada com o quanto a compaixão, a solidariedade e a generosidade andam em falta nos relacionamentos em geral.
Não se amargure, e nem se abata - use estes momentos de sua vida para um bom expurgo.
Livre-se daqueles que viraram as costas para você quando você deles precisou. E também se livre daqueles que só se lembram de você para fazer de seus ouvidos um depósito de mazelas e de tristezas e, na hora da alegria e da celebração, o deixam de fora.
Gente assim não merece nossa amizade. Porque acho que gente assim só endireita e vira gente quando prova de seu próprio veneno...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário