quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Seja elegante, responda aos e-mails


Dia desses recebi um pedido de proposta de uma empresa com quem nunca trabalhei e, além da proposta, também me pediu referências sobre meu trabalho.
Incomodei antigos parceiros com quem tenho intimidade, enviei a proposta e, de quebra ainda enviei uma sugestão de cardápio frio para que ela pudesse organizar uma refeição para todos praticarem o que veriam em teoria em sala de aula.
Pedi que ela confirmasse o recebimento: nada!
Mandei um e-mail perguntando gentilmente se ela havia recebido o material e se precisava de mais alguma coisa: nada!
Ou a moça morreu; ou é mal educada mesmo e não percebe que, na vida corporativa não se pode desconsiderar clientes, fornecedores e parceiros de negócio desta forma.
Assim, fica a dica: todas as vezes em que um documento ou uma proposta lhe for encaminhado e pedir confirmação de recebimento, faça isto. Isto assegura a quem lhe enviou o material que ele foi recebido e poupa a pessoa de perder tempo, como eu fiz, enviando nova mensagem que certifique o recebimento da anterior.
E o mesmo vale para aquelas eventuais mensagens mais curtas que cheguem até você via WhatsApp: não deixe de responder, ainda que de maneira sucinta.
Isto é demonstração de consideração pela pessoa com quem você está negociando.
Trate a todos em sua vida corporativa como você gostaria de ser tratado.
Seja ético, seja sério e não queime o filme da empresa da qual você é parte.
Porque vocês podem bem imaginar a imagem da tal empresa que tenho comigo desde o episódio. E o pior é que é uma empresa cujo serviço é ouvir a opinião dos clientes de terceirizados que a contratam.
E eu, cá comigo, penso que se tratam as pessoas que podem vir a ser seus fornecedores desta forma, como será que tratam os clientes descontentes de outras empresas?
Já pensaram no nível do serviço?
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário