domingo, 10 de dezembro de 2017

Gratificando empregados que não trabalham para você



E o fim de ano está chegando e, com ele, as Festas. E as férias. E com ambas as estações a insensibilidade e a deselegância de gente sem-noção costuma trazer problemas para terceiros...
Assim, abaixo alguns cuidados que toda pessoa educada e elegante tem:
NEM PENSE EM "SUBORNAR" OS EMPREGADOS DE SEUS AMIGOS PENSANDO QUE, NUMA EMERGÊNCIA ELES PODEM LHE AJUDAR.
Porque ninguém, em tempo algum pode imaginar que esta atitude o autoriza a achar que aquele empregado é também "um pouco seu", viu?
POSSO DAR GORJETAS PARA OS EMPREGADOS DA CASA DE UM AMIGO QUE ME HOSPEDA?
É claro que você pode: se ficou grata pela forma que aquela pessoa lhe tratou faça isto. Mas SEMPRE consulte a dona da casa sobre seu gesto, mencionando inclusive qual o valor que você pretende dar.
POSSO PRESENTEAR EMPREGADOS QUE TRABALHAM EM CASA DE AMIGOS?
E a resposta é sim também. Mas não exagere na dose e, caso pretenda fazer isto, nunca se esqueça de avisar a seus amigos que você pretende fazer isto.
HOSPEDADA EM CASA DE AMIGOS, POSSO PEDIR FAVORES E SOLICITAR SERVIÇOS DOS EMPREGADOS DA CASA?
Nem pense em fazer isto, viu? Os empregados prestam serviço à casa e às pessoas que hospedam você.
Isto vale para roupas a serem lavadas, pratos e drinques especiais que você deseje consumir e etc.
Quem ama coquetéis sofisticados deve fazer um curso de barmen e, feito isto não esquecer de colocar na bagagem todo o instrumental necessário para os drinques. 
Quem deseja comer sofisticadamente deve se hospedar num hotel - ou reservar mesa no restaurante sofisticado do local e TAMBÉM CONVIDAR quem te hospeda para a refeição.
Se uma emergência surgir e você precisar que uma peça de roupa sua seja lavada primeiro, consulte a dona da casa, perguntando se isto é possível de ser feito. E caso ela lhe dê o OK, dê a ela a peça de roupa que precisa de limpeza para que ela ordene ao seu pessoal que lhe auxilie.
Nunca se esqueça destes pequenos detalhes. Porque eles fazem enorme diferença na maneira que as pessoas enxergarão você. Além de ser garantia de portas abertas com alegria para você e, seguramente, de muitos outros convites futuros!
#dicadada
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário