quarta-feira, 13 de maio de 2020

Posso ajudar?



Em  tempos de recolhimento, recordar é viver. E, caso você seja um hóspede ou parente em quarentena em casa de alguém, também vale o lembrete.
* A cada dia é mais bem vindo o amigo ou o parente que chega em nossa casa com algo para colaborar com a refeição ou com o evento, seja um vinho, uma sobremesa, um prato complementar ou algo para a entrada.
* E da mesma forma, pega super bem e é de uma elegância ímpar aquela visita ou aquele parente que, finda a festa ou a refeição, se oferece para ajudar.
Mas - e aqui devemos prestar atenção - se o dono da casa porventura declinar de sua ajuda e disser que não precisa, ouça o que ele diz, não seja um chatonildo insistente e obedeça.
Conheço muita gente - e eu sou uma destas pessoas - que não gosta que terceiros lavem a louça de casa: fico muito satisfeita quando vejo nos outros a intenção da ajuda, mas usualmente a dispenso. Porque como cada maluquinho tem lá suas manias, eu mesma gosto de lavar bem lavado e com muito cuidado minhas louças e meus cristais...
* Se você estiver hospedado em casa de parentes ou amigos, jamais pense em sair do quarto que você ocupa sem que a cama esteja impecavelmente arrumada, seus pertences em ordem e em seus lugares. E, caso queira, cuidar da limpeza do espaço que você ocupa é uma ajuda grande aos anfitriões, caso eles não tenham a ajuda de empregados.
Existem muitas maneiras de sermos úteis, como podemos perceber. E, se além de útil quisermos ser elegantes, sugiro que ouçamos o que nos diz a pessoa que nos anfitriona...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário