quarta-feira, 10 de julho de 2019

Posso levar um pedaço de bolo?


- Não pode não!!! Nem pedir e nem levar o que não lhe foi oferecido.
Pois é, tem gente que ainda não se tocou que isso não é pergunta que se faça, que é falta de educação e de adequação também. Assim como os convites não se pedem, também não devemos pedir para levar nada para casa ao fim de uma festa ou de uma refeição em casa dos outros.

O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM, O CORAÇÃO NÃO SENTE
Pare com essa mania mal educada de pedir bolo ou doces para a filha que não foi à festa, para o neto que está em casa, para a mãe que adora o bolo que foi servido.
Diz o ditado que "o que os olhos não vêem, o coração não sente". Quem está ausente não sabe o que está acontecendo na festa e, se quiser mesmo agradar ao filho, ao neto ou a quem quer que tenha ficado em casa e tenha pedido doces a você, chegue em casa e faça você mesmo um doce ou um bolo para o ausente sem noção que lhe fez o pedido.

SE O DONO DA FESTA OFERECEU, O QUE FAÇO EU?
Ora, a situação é diferente, não é mesmo? Se o dono da festa ao final lhe oferece para que leve um pedaço de bolo ou alguns doces, aceite de bom grado o agrado. Caso contrário, fique na sua e não peça!

QUEM ROUBA UM OVO, ROUBA UM CAVALO
Este é um ditado árabe que aplaudo, porque só diz verdades: tudo aquilo que você "rouba" é contravenção do mesmo jeito, não importa se estamos aqui falando em brigadeiros, lápis ou milhões que os safados desviam de empresas públicas.
Penso que pior que pedir e absolutamente imperdoável é quem "enche" copos descartáveis, bolsas e bolsos com doces que estão sendo servidos na festa.
Uma vez assisti à bolsa de uma "ladra contumaz de doces" se abrir na hora em que a sem noção se despedia dos noivos - foi só doce esparramado pelo chão e uma saia justa muito grande.
A "cleptomaníaca gastronômica" sossegou por um período mas, depois de um tempo voltou a seu condenável hábito...

SE O ARRANJO DE FLORES ESTÁ NA MINHA MESA, ENTÃO ELE É MEU
E quem foi que lhe disse isto? Os arranjos e enfeites de uma festa pertencem a quem pagou por ela. 
E eles só poderão sair das mesas quando a festa acabar. E o dono da festa o autorizar a fazer isto.
Sejamos elegantes, sejamos civilizados, sejamos adequados: este é o melhor jeito de garantirmos que novos convites seguirão vindo até nós.
Porque depois de um tempo a fama do inconveniente "pidão de festas" se espalha. E as pessoas começam a deixar de convidá-los, não é mesmo?
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário