domingo, 5 de novembro de 2017

Convites são recebidos, nunca solicitados e nem insinuados...


O verão e o final do ano estão logo ali e já já aqueles que têm uma casa bacana numa praia gostosa começam a ser lembrados pelos amigos....
Fico impressionada com a cara de pau de uns e outros que, sem constrangimento e nem timidez, aproveitam esta época para "se fazerem presentes" na vida destes amigos e incluirem seus nomes na lista dos presentes à festa do Reveillón...
- Convites não se pedem, convites são recebidos. Jamais "se convide" para nada que não vá acontecer em sua própria casa, está bem?
- Convites não são "flexíveis", ou seja, um convite que tenha sido feito a você é só para você e para mais ninguém, exceto se seu anfitrião, em alto e bom som lhe disser que você pode levar um acompanhante.
- Hospedado em casa de alguém respeite os horários da casa.
Ah! Você gosta de dormir até as 16:00h? Pois então, reveja seus horários ou hospede-se num hotel.
- Hospedado em casa de alguém, mantenha seu quarto e suas coisas ainda mais em ordem do que você costuma manter em sua casa. 
Ah! Você é um desordeiro cronico? Hospede-se num hotel e deixe a casa dos anfitriões que lhes convidaram para alguém mais adequado. E mais educado.
- Hospedado em casa de alguém você faz as refeições nos horários que os anfitriões as fazem, você come tudo o que lhe for oferecido, você se oferece (SIM!!!) para ajudar com as coisas da casa.
- Hospedado em casa de alguém, seja gentil e colabore com algo que enriqueça as refeições. Gente educada jamais chega à casa de outros de mãos vazias: pense em algo que agrade e que vá ser servido a todos os presentes.
Tenho conhecidos e agregados que têm imóvel na praia e no campo. Estejam certos que jamais, em tempo algum me convidaria para estar com eles por mais longo que o feriado possa ser ou por maior que minha vontade de tomar sol ou aproveitar uma piscina seja também - se já não me convido nem para um café aqui pela cidade, que dirá para os programas fora daqui?
Assim é que devem ser as coisas: que saibamos esperar pelo momento certo de aceitarmos um convite. E que nos lembremos sempre de que aquele que fala o que quer, de vez em quando acaba por ouvir o que não quer.
E, pior que pedir por um convite, é ter este pedido negado pelo anfitrião sem constrangimento, porque é direito dele fazer isto, viu?
#dicadada
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário