quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Fazendo uma visita a quem acabou de ter um bebê


Este é um assunto que merece um texto e que vale para "acordar" os sem-noção que ainda não compreenderam a expressão "visita de médico".
Para os que já estiveram internados, a expressão é mais facilmente compreensível, já que é usualmente pela manhã que os médicos passam pelos hospitais, a fim de checarem o estado de saúde de seus pacientes. Como são muitos os doentes, os médicos costumam ser rápidos, assertivos e objetivos.
Dia destes, uma pessoa me contou que, assim que saiu da maternidade teve dois grandes dissabores.
O primeiro foi quando uma conhecida do marido resolveu visitá-los e, ao oferecem à pessoa água e café, ela retrucou dizendo que aceitaria mesmo era uma cerveja; e, para tristeza dos donos da casa, só foi embora após finalizar sua quarta long neck e, como se não bastasse, tirou um sem número de selfies com o bebê no colo, sem nem se lembrar de perguntar aos pais se podia... Mas isto eu já imputo ao estado de consciência alterado após toda a cerveja ingerida, não é mesmo?
E o segundo caso foi quando uma vizinha de edifício que lhe enviou um WhatsApp às 7:00h perguntando se podia visitá-la às 10:00h; como ela estava dormindo e ignorou a mensagem, a pessoa voltou a ligar às 8:00h da manhã e mesmo sem conseguir falar com ela, "invadiu" a casa deles às 10:00h, a fim de lhes fazer a tal visita que tanto queria.
Para que jamais sejamos grossos ou inadequados como os exemplos acima citados, algumas regras a serem observadas.
- Visitas em hospitais e maternidades não podem e não devem exceder o tempo de 15 a 20 minutos.
- Visitas na casa da parturiente ou do doente que convalesce não deveriam ultrapassar os 40 minutos/1 hora.
- Leve algo para a mãe ou o bebê, se você já não os presenteou no Chá de Bebê. Não leve flores, porque a maioria das maternidades e hospitais não permitem flores nos quartos das parturientes e dos doentes - flores podem ser transmissoras de infecções hospitalares e também podem causar alergia.
- Ao visitar alguém num hospital, evite usar perfume.
- JAMAIS se ofereça para carregar o bebê que acabou de nascer: ele ainda não tomou as vacinas que o tornam imunes a germes e a outras coisas contagiosas que, mesmo involuntariamente, podemos levar em nossas roupas.
- Leve com você boas novas, otimismo, bom-humor. Nem pensar em dividir com quem convalesce ou acabou de ter um bebê notícias catastróficas nem nada que estresse a pessoa.
E obedeça rigorosamente às dicas de horários acima mencionadas.
Porque, assim você será sempre uma pessoa bem vinda, querida e que só despertará nos amigos e conhecidos que convivem com você alegrias boas lembranças.
Assim age aquele que quer ter sempre portas abertas diante de si!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário