quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Você e o guardanapo


EM UM JANTAR É CORRETO DEIXAR O GUARDANAPO USADO NO COLO OU EM CIMA DA MESA?
- Guardanapos de pano sempre sobre suas pernas; guardanapos de papel sobre à mesa e presos sob seu prato.

DEIXAR O GUARDANAPO SUJO EM CIMA DA MESA ENQUANTO COMO É FALTA DE EDUCAÇÃO?
- Sim, é falta de educação: o guardanapo só sai do seu colo quando todos se levantarem da mesa. Neste momento ele deve ser deixado sobre a mesa. E desdobrado!

ARRUMANDO A MESA PARA UM JANTAR, DEVO COLOCAR O GUARDANAPO POSICIONADO NO LUGAR DE CADA PESSOA OU POSSO DEIXAR QUE OS CONVIDADOS SE SIRVAM DELES À VONTADE?
- Se as pessoas irão se sentar à mesa para comer, o correto é que, junto com os talheres, os pratos e as taças, você coloque também o guardanapo de cada um.

PRENDER O GUARDANAPO AO PESCOÇO É CORRETO
- O correto é que o protetor de roupas seja preso ao pescoço, quando a cantina dispuser isto para seu uso(ele é muito parecido com um babador infantil). Do contrário, o lugar do guardanapo é sobre suas pernas, se for de pano e ao lado do prato, se for de papel.

MULHERES PRECISAM RETIRAR O BATOM DOS LÁBIOS ANTES DE USAREM O GUARDANAPO?
- Se o batom for extremamente forte e o guardanapo imaculadamente branco, a mulher pode pedir um guardanapo de papel, para usá-lo e evitar que manchas fortes de batom impregnem o guardanapo. Mas hoje em dia, com tantos bons produtos para remoção de manchas, faça isto se você quiser.
Aqui em casa, meus guardanapos são absolutamente brancos e, após o uso, as manchas de batom e de molhos saem tranquilamente com a ajuda de um bom removedor de manchas e uma horinha ou duas de molho...

O QUE FAZER COM AQUELE GUARDANAPO DE PAPEL QUE SEMPRE ACOMPANHA O COPO DE BEBIDA EM COQUETÉIS?
- Se a bebida que você escolheu tiver gelo dentro (só o whisky é servido com gelo nessas circunstâncias), "embrulhe" a parte inferior de seu copo com ele. Caso contrário, mantenha-o preso entre seus dedos indicador e médio e use o guardanapo para limpar a ponta de seus dedos, após se servir de qualquer finger-food oferecido!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário