segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Como recepcionar uma visita


E com o final de ano chegando, começa o tempo das viagens de férias, das visitas aos amigos e parentes que residem em outra cidade.
Hoje o texto traz dicas para os anfitriões. Amanhã prometo postar dicas para os que serão hóspedes em casa de terceiros...

ACOMODANDO SUA VISITA:
Prepare sua casa para receber o visitante: roupas de cama, toalhas, um espaço para que a pessoa instale suas roupas em um armário.
Se sua casa é pequena, mas seu coração é grande, instale seu visitante onde for possível. 
Minha dica para os proprietários de pequenos espaços: reserve-se para os hóspedes que não lhe dão trabalho, para quem não faz cerimônia e para quem é mais organizado também. Caso contrário, sua visita fará de sua casa a ante-sala do Apocalipse...
AVISOS ESSENCIAIS:
É de bom tom você inteirar seu hóspede sobre os horários da casa: a que horas as refeições costumam serem servidas; os horários da empregada ou da sua diarista, etc.

RECEBA BEM, MAS NÃO SUFOQUE:
Quer ser um anfitrião inesquecível?
- Agrade, mas não sufoque.
Se ofereça para levar seus hóspedes para conhecer sua cidade, ou então para um passeio naquele shopping que você adora.
Oferecer não é sinônimo de obrigar - quando sua visita agradecer e dizer que já tem outro compromisso ou que prefere uma outra atividade, aceite e sinta-se liberado para tocar com sua vida.
Nada é tão angustiante do que "ser vencido pelo cansaço" e acabar aceitando um insistente convite para jantar, para sair ou qualquer outra coisa depois de tanta insistência por parte de quem recebe você...

SEUS BICHOS DE ESTIMAÇÃO:
O nome já diz tudo: os bichos de estimação são seus! E por mais que sua iguana seja mansa e divertida, que seu rotweiller seja um doce com todos da família e que seu gato seja fonte de distração e alegria, lembre-se sempre - tudo isso é você quem acha, já que o bichinho é seu.
Mantenha seu pet longe do quarto de seu hóspede e das bagagens e dos pertences de sua visita.
Existem os alérgicos a pelos de animais; e existem os que sofrem de fobia: respeite isto!

ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA:
Contem até 135, mas não discuta em frente de suas visitas!
Jamais envolva quem é de fora numa discussão que não lhe cabe, jamais peça à uma visita que tome partido ou opine sobre desavenças familiares.
Antes de aceitar hospedar um amigo ou de chamar alguém para que fique com você por uns dias, pense sobre tudo isto e pese tudo isso também.
Assim, a companhia do visitante lhe será prazerosa e os dias passados em sua casa, e em sua companhia também serão fonte de boas lembranças e de muito prazer para aquela pessoa que hospedou-se com você.
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário