domingo, 18 de novembro de 2018

Não faça da casa de seus pais "a casa da sogra"


Uns dias antes de me casar, minha mãe me chamou para uma conversa. E nessa conversa ela me disse que eu nem pensasse em fazer da casa dela o que algumas amigas faziam da casa de seus pais. Segundo ela, meu futuro marido e eu deveríamos esperar por um convite deles e - aí sim! - seríamos mais que bem-vindos no almoço do domingo.
E eu agradeço a ela porque, por conta da vida nova, aprendi uma série de coisas que nunca havia feito na vida e, mesmo com uns trancos e barrancos pelo caminho, me tornei independente, organizada na cozinha e descobri um grande prazer nas tarefas diárias de uma casa.
Algumas mães modernas talvez não tenham a coragem e a assertividade que minha mãe teve comigo mas, cá entre nós, deveriam, viu? 
Coisa mais feia é mãe que cria filhos (homens e mulheres) incapazes e dependentes: minha mãe, ainda que tardiamente, me enquadrou e me obrigou a aprender o que não sabia e a fazer em minha casa o que nunca havia feito em casa deles.
Algumas observações para que filhos, noras e genros sejam sempre bem-vindos em casa de seus pais e de seus sogros:

HORÁRIO É HORÁRIO:
Se você é daquelas pessoas que adoram desperdiçar seu domingo dormindo até as duas da tarde, não aceite convites para almoçar, especialmente quando você sabe que mais pessoas da família estarão presentes e que o almoço foi marcado para meia hora antes de sua hora habitual de se levantar aos domingos.
Não se atrase: é feio, é indelicado, é falta de educação e de consideração.

NEM UM PIO DE RECLAMAÇÃO:
Coma o que lhe for servido, sem reclamação e nem enjoamento, por maior que seja a intimidade com seus pais ou com seus sogros.
É óbvio que eles jamais servirão algo que saibam que lhe faça mal ou que se lembrem que você não gostava mas, vez ou outra a memória deles também falha.
Lugar de gente enjoada para comer é o restaurante: quem paga tem o direito de escolher o que quer comer. E ponto final.

AJUDE, COLABORE, MEXA-SE:
Ajude a colocar a mesa, ajude a retirar os pratos da mesa, ajude a servir a sobremesa, ofereça-se para lavar a louça.
Quem quer ser bem-vindo e querido sabe minimizar o trabalho dos outros.

CONVITE NÃO É ELÁSTICO:
O convite para o almoço do domingo foi feito a você, seu marido e/ou esposa e seus filhos.
Tem um hospede em casa? Ligue para quem os convidou e pergunte se pode incluir a pessoa em seu grupo.
Chegou aquele primo do seu cônjuge lá de Paraopeba sem avisar? Ligue e pergunte se o primo inconveniente pode ser incluído no grupo.
E se muitos forem os que estão em sua casa, mas fora do grupo de convidados, ligue e explique o que houve. E peça para transferir sua ida para um outro fim de semana.

NA CASA DA PRAIA:
Valem todas as observações acima e mais algumas:
* Ofereça-se para cozinhar, trate de ajudar e preparar a refeição das crianças da casa mais cedo.
* Jamais chegue em casa de seus pais ou de seus sogros sem um bom reforço do supermercado: seja gentil e sensível e colabore com alimentos, bebidas, sobremesa e produtos de higiene e limpeza.
* Por mais que você ame cercar-se de amigos, se lembre que a casa da praia não é sua; e que você não pode convidar amigos sem a permissão de seus pais/sogros...
Quem foi que disse que podemos relaxar e sermos grossos ou indelicados com os mais íntimos?
Minha avó dizia sempre que "o hábito de casa vai à praça". Portanto, é com os mais próximos que treinamos civilidade e gentileza. Porque só assim seremos pessoas naturalmente respeitosas e gentis com quem quer que conosco venha a conviver...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário