terça-feira, 13 de novembro de 2018

Como ser um hóspede nota dez


No texto anterior conversamos sobre como receber em nossa casa.
E hoje a ideia é refletir um pouco sobre como ser um hóspede adequado, educado e sempre bem vindo!

VOCÊ ACABOU DE CHEGAR:
Jamais chegue à casa de alguém de mãos vazias: descubra algo que agrade a seus anfitriões e os presenteie com isto. E aqui não estamos falando de gastar uma fortuna: um bom vinho, um livro de um autor que os anfitriões aplaudam, chocolates, sabonete líquido para as mãos.

NÃO LEVE AO PÉ DA LETRA O "SINTA-SE EM CASA":
1. Inteire-se dos horários da casa e se inclua neles. Se porventura a casa fica numa praia e você quer aproveitar mais seu dia ao sol, avise aos seus anfitriões para que não lhe esperem para o almoço - e se vire por sua conta e com a mãozinha em seu bolso. Aliás, convide o anfitrião para que lhe faça companhia na praia e, nesse dia, o almoço dele e o seu são por sua conta.
2. Deixe os banhos de estrela de cinema para a sua casa. Na casa dos outros, economize água, economize luz. Que os banhos sejam rápidos e que o banheiro, quando você sair, esteja mais em ordem do que estava quando você entrou para usá-lo!

TUDO EM SEU LUGAR:
Seus pertences que precisem ser acomodados num armário que o sejam. Sua roupa íntima, meias e necessaires que possam seguir acomodadas dentro de sua mala, assim devem permanecer.
Para evitar dissabores, suas jóias, bolsas e acessórios mais caros devem permanecer dentro de sua mala e, preferencialmente, sua mala deve permanecer trancada em sua ausência.
Há anos me hospedei em casa de amigos na cidade de Petrópolis: um casarão maravilhoso, com muitos empregados. Quando voltei para casa, descobri que muitas das minhas roupas que estavam acondicionadas no saco das roupas sujas havia desaparecido. Desde então, minhas coisas permanecem trancadas quando não estou junto delas. 
Reclamar para a amiga dona da casa? Jamais, porque isto seria dizer a ela que ela empregava gente desonesta. E este não é assunto que compete a hóspedes...

OS TRÊS MACAQUINHOS:
Se lembram dos três macaquinhos que dizem que não devemos ouvir, nem enxergar e nem dizer nada que não nos diga respeito?
Pois então, essa será sua atitude ante comentários que seus anfitriões façam diante de você sobre questões íntimas; sobre desavenças familiares. Viu um dos filhos dos donos da casa numa atitude pouco correta? Também não é assunto de sua alçada: para todos os efeitos, você não viu nada!

DATA DE CHEGAR E DE SAIR:
Não esqueça de avisar quem lhe hospeda sobre sua partida, assim que você chegar. E, se couber em seu orçamento, ofereça a quem hospedou você um jantar de despedida. Ou ordene a comida e pague por ela...
Agora, se você é uma pessoa desorganizada; se é notívago ou troca o dia pela noite; se é um enjoado de marca maior para comer, sugiro que qualquer que seja a ocasião que te leve para fora de sua casa, o hotel seja sempre a sua opção de hospedagem, combinado?
Porque ninguém tem o direito de infernizar a vida de quem quer que seja com suas idiossincrasias, suas manias, seus maus hábitos e sua falta de traquejo social.....
Portas são abertas com mais frequência e mais facilidade para todo o ser humano gentil, de bem com a vida, preocupado com o próximo e aberto às novas experiências que a vida está sempre nos proporcionando.
Percebem porque sempre digo que a vida da pessoa educada é sempre mais fácil? 
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário