segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cultura sempre!


"DINHEIRO SEM LIVROS FAZ GAROTOS RUIDOSOS E MENINAS CALADAS. GENTE MAL VESTIDA COM AS MELHORES GRIFES. E QUE NÃO SABE SE COMPORTAR NO MUNDO..."(Nizan Guanaes).
Este é uma frase de um artigo escrito por Nizan que, em minha opinião, é, de longe, uma das melhores coisas que li até agora este ano: ele é pontual e genial em suas observações e em sua leitura do fenômeno equivocado que se chama "a nova classe média brasileira".
Gente que gasta milhares de reais em uma noite de balada, gente que se assemelha a um "out-door" ambulante, tantas são as assinaturas e as grifes que os pobres ostentam e carregam em seu visual. Enfim, para nossa tristeza, gente pobre que só tem mesmo é dinheiro!
Hoje li um post de meu querido amigo Gutemberg Macedo refletindo sobre os livros e quanto a leitura alarga nosso horizonte, nos faz viajar sem sair do lugar, nos apresenta a novos hábitos, culturas diferentes da nossa, ricas histórias verdadeiras ou criação dos autores!
Para saber se comportar "no mundo" saber falar inglês, no mínimo, é absolutamente necessário; o conhecimento da cultura local igualmente. Mas, mais que tudo urge que nos lembremos que, ao viajar, estamos "na casa do outro" e, assim sendo, quem dita as regras é sempre o anfitrião. Algumas vezes não gostamos do que vimos e a solução é simples: não voltar mais àquele lugar que "nos hospeda". Mas, enquanto por lá estivermos, quem dita música e ritmo é o local que nos recebe. 
Enfim, o nome do segredo de bem viver é CULTURA - com ela a gente vai longe, com ela vem o refino e a educação, com a cultura vem o jogo de cintura, vem o "savoir-vivre" que nos abre tantas portas e nos angaria aplausos. Sempre! #aquipensando
Autora: Célia Leão (www.etiquetacelialeao.com.br), publicado com autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário