terça-feira, 15 de novembro de 2016

Os convites e você


Respondi há questão de quinze minutos uma pergunta que me foi feita "em off" sobre convites.
A pessoa me pergunta se é obrigada a comparecer a um casamento que acontecerá no próximo sábado e cujo convite lhe foi entregue anteontem, ou seja, menos de uma semana antes da data do casamento.
PARA CASAMENTOS E EVENTOS MAIS FORMAIS os convites devem ser entregues com uma antecedência grande - entre 25 e 30 dias antes da data.
Sugeri então que a pessoa não fosse ao casamento (não tencionava mesmo fazê-lo) e, para cumprir com regras sociais, que enviasse flores com um cartão de felicitações ou ainda, um telegrama!
PARA ANIVERSÁRIOS sugiro que o convite seja feito com uma antecedência de 15 a 20 dias, a fim de que a pessoa se prepare, possa providenciar uma lembrança para comparecer e parabenizar o aniversariante da melhor forma.
PARA JANTARES INFORMAIS ENTRE AMIGOS OU FAMILIARES, os convites podem ser feitos por telefone, sem problema, com uma antecedência de 7 a 10 dias.
TODO O CUIDADO É POUCO COM A MODERNIDADE convites por Facebook, por Messenger ou WhatsApp precisam ser muito bem pensados, viu? Não é à tudo e nem a todos que estes convites se aplicam.
Eu mesma, muito dificilmente olho para a caixa de eventos em minha página de Facebook: somos cinco mil por aqui e prefiro investir meu tempo em textos que valham ser compartilhados, em notícias e nos pouquíssimos grupos do qual sou parte.
Assim sendo, antes de clicar e enviar um convite eletrônico para quem quer que seja, pense na idade desta pessoa, na proximidade que você tem com ela e no grau de importância que a presença daquela pessoa terá em seu evento. Porque nem todos os convites devem ser feitos desta forma e nem todas as pessoas de sua relação podem ser convidadas desta forma.
Pense nisto e convide da maneira mais elegante possível a todos aqueles que você faz questão que estejam com você em seu próximo evento, seja ele qual for. 
Devemos cuidar da organização do evento e devemos cuidar dos convites e suas variadas formas com o mesmo cuidado para fazermos bonito como tem que ser: no todo da coisa. Porque Deus está mesmo nos detalhes e, nas pequenas coisas você mostra aos outros como e quanto os considera, se faz ou não questão da presença da pessoa na festa que você organiza e etc.
Assim fazemos quando, além de querermos as pessoas perto de nós, nos preocupamos em ser elegantes já que, acredite se quiser, tem um monte de gente que acha lindo ser grosso e deselegante. Viver democraticamente é dar aos outros o direito de serem como quiserem e agirem de acordo com o que lhes parece certo.
Agora, conviver com grossura e indelicadeza é outra estória e ninguém neste nosso mundão de meu Deus é obrigado a isto!
Dica dada!
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário