terça-feira, 24 de outubro de 2017

Um amigo vai viajar...


Posso pedir que ele me traga algo?
Posso pedir para que ele leve algo para alguém?
Já postei algo sobre este assunto há um bom tempo, mas me pediram que repetisse a dose, então lá vai:
- É indelicado "fazer encomendas" para aquele que viaja. Primeiro porque estamos ocupando o tempo livre da pessoa em outro país com compras a serem feitas para nós; segundo porque isto é mesmo falta de educação e falta de semancol.
- É indelicado "usar o amigo que viaja como DHL". Ninguém tem o direito de usar espaço de bagagem e peso que não lhe pertencem com a finalidade de que algo seja entregue a um terceiro que reside no país para onde este amigo ou conhecido está indo.
Eu não trago nada para terceiros que não seja escolhido por mim e de acordo com minha vontade e possibilidades, porque cansei de gastar dinheiro com presentes para gente chata e enjoada que nem na hora do agradecimento conseguiu ser gentil e educado.
A única coisa que não me furto e nem me incomodo de trazer comigo são medicamentos, todo o tempo em que o transporte e a aquisição sejam legais, com receituário médico e etc.
Também não me incomodo em levar daqui coisas que amigos que me são caríssimos e estão distantes gostam de ter - mas sou sempre eu quem me ofereço para tanto. E sei direitinho o que cada um deles gosta e se alegra muitíssimo em receber!
Mas notem bem, EU ME OFEREÇO, certo?
Durante muito tempo me desdobrava para comprar, a cada viagem, uma lembrança para cada um dos muitos que ficavam por aqui. Com o tempo descobri que a recíproca não era verdadeira. E cansei!
Hoje presenteio quem eu quero, com o que eu quero e acho que vai agradar a pessoa.
Mas não aceito encomendas e nem acho que fico bem no papel de "coruja de recados" chamada Edwiges: amo Harry Potter e sua turma. 
Mas não resido em Hogwarts e muito menos dou aulas por lá; por isso acho que o papel em questão não me cabe...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário