domingo, 29 de outubro de 2017

Coisas que você não deve fazer nem quando está sozinho...

...Para não correr o risco de fazê-las em público!

Minha viagem de ida à Natal desta vez teve um atraso enorme na decolagem do avião mas, tirando isto, o voo foi tranquilo, confortável e consegui viajar sem ninguém ao meu lado.
Na volta, no entanto, apesar da aeronave ter decolado de Natal pontualmente, estava superlotada, com pessoas ocupando todos os assentos.
E, ao meu lado, sentou-se um garoto que, passados alguns minutos da decolagem, desandou a meter o dedo no nariz.
Pensem: um espaço fechado, a pessoa grudada a você, manuseando coisas que todos usam. E com o dedo no nariz, sem medo de ser feliz,
Pois nem contei até dez, olhei para o garoto e pedi que ele parasse com aquilo imediatamente pois, do contrário, eu passaria mal do estômago ali mesmo e lhe daria muito trabalho.
O garoto então me diz que está gripado - rapidamente saquei um lenço de papel e dei a ele. Problema resolvido: por mim que não estava gripada e nem tinha nada a ver com aquilo.
Gente, pelo amor de Deus!
Vejo no trânsito, com muita frequência, as pessoas fazendo a mesma coisa dentro de seus carros: será que pensam que o volante e os pedais têm propriedades mágicas como as que a Capa da Invisibilidade de Harry Potter tem?
- Jamais façam isto em público: além de falta de educação, isto mostra que você é pouco preocupado com higiene, pouco asseado e completamente sem noção do ridículo!
- Não se assoe em público: dirija-se a um banheiro, que é o local acertado para nos aliviarmos de todos os desconfortos corporais.
- Não "chupe" seu nariz ruidosamente também: tem gente que faz isso com tanta frequência que talvez nem se dê conta do ruído suíno que provoca com este hábito pouco saudável e pouco educado também.
- Num teatro, no avião, num ônibus, antes de descalçar seus tênis ou seus sapatos, assegure-se que suas meias estão limpíssimas, cheirosíssimas e que o ato de você se descalçar não trará incômodo e nem mau cheiro para os que o rodeiam.
- O calor estão chegando: cuidado com o perfume que você decide usar. Esta semana entrei em um elevador e tive que tapar o meu nariz: o perfume era forte, o perfume era doce, o perfume era cafona e enjoativo. Que culpa os outros têm se seu gosto para perfumes é meio duvidoso?
- Cuidado com seu linguajar! Vejo no Facebook e em outros lugares gente postando texto recheado de palavrões e de expressões vulgares e de mau gosto. Temos de cuidar de nossa imagem porque, depois que ela é arranhada, não há polimento que a faça voltar como era antes de seu acesso de baixaria.
Especial cuidado a todos aqueles que são educadores ou que, de alguma forma, ensinam com seus exemplos...
Lembre-se sempre que viver em sociedade significa vigiar a si mesmo, de forma mais analítica o tempo inteiro.
Raciocine com muito cuidado e carinho antes de fazer apologia ao que é indevido, antes de dar suporte ao que é controverso e não aceito pelos demais.
Lembre-se que qualquer destes pequenos deslizes colocam você na lista dos "inadequados socialmente".
E todo inadequado social, infelizmente, tem quase sempre o mesmo final triste. E solitário!
#dicadada
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário