segunda-feira, 30 de outubro de 2017

"Fui convidada para conhecer a casa de uma amiga, recém-casada - devo levar alguma coisa?"


Mais e mais, a cada dia, é sinônimo de elegância e de espírito de contribuição a preocupação e o cuidado em levar algo conosco todas as vezes que somos convidados à casa de alguém.
Japoneses têm este hábito muito antes de todos nós: sempre que eles lhe visitam, levam alguma coisa comestível que possa ser servida também.
Além disto, é mais do que tempo de compreendermos que este espírito de colaboração só nos criará despesas se formos "analfabetos culinários" absolutos, ou incorrigíveis preguiçosos.
Adoro convidar os amigos para a minha casa. E fico felicíssima quando percebo que todos, invariavelmente sempre se preocupam em trazer algo que vai ser servido a todos, tendo o cuidado de escolher sempre algo que eles saibam ser do meu agrado.
Só o que não pode é "se intrometer" nos planos daqueles que lhe recebem, trazendo coisas que não necessariamente são fáceis de serem servidas.
- Sempre elegante é escolher um bom vinho a ser ofertado aos anfitriões; lembrando a quem recebe que você não é obrigado a incluir este vinho nas bebidas a serem servidas ao longo da noite. Eu sempre anoto, à lápis, o nome do amigo que me ofertou o vinho. E, quando possível, incluo aquele vinho em uma outra ocasião em que o amigo seja um dos convidados, tendo a gentileza de elogiar e agradecer pelo presente que me foi dado anteriormente.
- Pense em uma torta salgada, um bolo, um pão doce ou algo que a pessoa poderá partilhar com todos ou enriquecer o café da manhã da casa, se a ocasião em questão for um jantar.
- Uma caixa de bombons de chocolate também é uma opção.
E, caso queira levar uma sobremesa, lembre-se sempre de avisar a quem o convidou que ele não precisa se preocupar com sobremesa porque você decidiu levar "x" coisa para ser servida; faça isto de forma gentil, perguntando antes se seu anfitrião ficaria incomodado com esta atitude de sua parte.
Seja sempre um convidado pontual, obedeça rigorosamente o horário que seu anfitrião estabeleceu como horário de chegada, saiba a hora certa de partir, traga consigo assuntos leves e divertidos, seja educado e goste de tudo o que lhe for servido, seja generoso e não chegue nunca com as mãos vazias. 
São cuidados assim pequeninos que fazem com que as portas que nos são abertas jamais se fechem à nossa saída e também estimulam os amigos e conhecidos a nos querer por perto sempre...
Célia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário